TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Riscos na Internacionalização

Por:   •  1/9/2020  •  Monografia  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO

  1. Risco intercultural

A cultura de um povo é sua identidade. Muito além de tradições, festas e culinária, ela influencia diretamente a população na hora de consumir bens e produtos. Empresas estrangeiras tendem a planejar erroneamente suas estratégias de negócio e ter relações ineficazes com seus clientes quando não levam em consideração os diferentes estilos de vida, modos de pensar, costumes, religiões e idiomas. Este último, por exemplo, requer um cuidado especial das equipes de marketing, pois dificilmente as traduções levam a exata significação das palavras para a nova língua.

  1. Risco-país (ou risco-político)

Atividades de uma empresa em diferentes países estão sujeitas a diferentes intervenções governamentais nos ambientes político, jurídico e econômico. Neste último, os Estados trazem mais adversidades à medida que a liberdade econômica do país diminui, isso porque podem, por exemplo, restringir o acesso ao mercado, impor procedimentos burocráticos sobre transações comerciais e limitar o repatriamento do lucro obtido em transações externas. Há também divergências legais nos direitos de propriedade, na proteção à propriedade intelectual, na garantia de produtos e nas políticas tributárias, além de preocupações com taxas de inflação, dívida externa e balanço comercial do país.

  1. Risco cambial (ou rico financeiro/monetário)

A flutuação acentuada nas taxas de câmbio é um risco às transações internacionais, pois estas acontecem, geralmente, em mais de uma moeda nacional, alterando os ativos, lucros e rendas operacionais de empresas. A inflação é um fator que influencia diretamente neste quesito devido à crescente inter-relação das economias nacionais.

  1. Risco comercial

Há sempre a possibilidade de prejuízo ou fracasso em uma empresa, resultante de estratégias mal formuladas ou mal implementadas, como erros na seleção de parceiros de negócios, momento de entrada no mercado, precificação, criação das especificações de um produto ou campanhas promocionais. Nos negócios internacionais, porém, estas falhas podem ser mais prejudiciais, pois os cancelamentos de contrato subsequentes sofrem sob regulamentações que protegem os empreendimentos locais.

  1. Risco do transporte de mercadorias

O controle das mercadorias torna-se cada vez mais difícil à medida que elas atravessam fronteiras. Assim, torna-se um problema o comércio com países menos desenvolvidos, dados o número significativo de roubos e desvios de produto, logística ruim e infraestrutura problemática. O atraso ou falta de entrega de mercadorias, por sua vez, pode constituir diversos danos ao negócio, como perda de mercado, diminuição de vendas (e de receita), aumento de custos administrativos, interrupção da cadeia de fornecimento e danos à reputação dentro da indústria e com os clientes. Uma má gestão da cadeia do transporte de mercadorias pode, facilmente, colocar em perigo todo o investimento e recursos alocados ao negócio.


BIBLIOGRAFIA

CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGHT, Gary; RESENBERGER, John R.. Negócios Internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. Pearson Universidades, 2010. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2020.

OS riscos associados à internacionalização e a exportação. Câmara de Comércio, 2014. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com