TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POBREZA, DESIGUALDADE, EXCLUSÃO E CIDADANIA

Pesquisas Acadêmicas: POBREZA, DESIGUALDADE, EXCLUSÃO E CIDADANIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  1.413 Visualizações

Página 1 de 2

POBREZA, DESIGUALDADE, EXCLUSÃO e CIDADANIA

Os conceitos de pobreza, desigualdade, exclusão e cidadania foram construídos e reconstruídos ao longo do tempo de nossa história. São conceitos relevantes e carecem de entendimento sobre suas diversas manifestações, para ações eficazes por parte de agentes públicos ocupados em compreender a situação de pessoas que se encontram na situação de miséria.

Partindo deste pressuposto, entende-se que Pobreza é denominada uma “condição de indivíduos ou grupos” (SANTOS, p.18), quer dizer, é considerada uma situação de privaçãode meios adequados de subsistência, determinada pela falta de acesso ao saneamento, à habitação, à educação, à saúde e até mesmo à liberdade. Nesse sentido, pobreza = privação de necessidades.

Por sua vez, a desigualdade é uma propriedade da distribuição da riqueza em uma dada população ou sociedade. (SANTOS, 2009). Dessa forma, compreende-se que a grande questão não é a pobreza, é a distribuição de renda, é a desigualdade social. A sociedade gera riqueza que é apropriada apenas por alguns segmentos sociais. Os indivíduos atingidos pela situação de privação são os excluídos que não têm acesso aos bens garantidos pelo mercado e pelo Estado. Dessa forma, desigualdade = distribuição de renda.

Na concepção de Santos (2009, p. 18), “a pobreza é uma condição que afeta os indivíduos– ou seja, os membros de uma população –, a desigualdade refere-se ao conjunto população em sua totalidade”.

Cumpre ainda ressaltar que PROBREZA é uma condição que afeta o Indivíduo, ou um conjunto de Indivíduos, enquanto que a DESIGUALDADE está afeta ao conjunto de dada população ou Sociedade.

Assim, acredita-se que a reflexão sobre esses conceitos pode auxiliar governos a criar políticas sociais mais eficazes e efetivas para enfrentar a pobreza. Afinal, já afirmava João Guimarães Rosa: "A vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada.”

Referência:

SANTOS, Maria Paula Gomes dos. Pobreza, desigualdade, exclusão e cidadania: correlações, interseções e oposições. In: _________O Estado e os problemas contemporâneos. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES: UAB, 2009, p. 16-25.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com