TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PODER DE BARGANHA

Artigo: PODER DE BARGANHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 9

Poder de Negociação dos fornecedores

Os fornecedores podem exercer seu poder de barganha sobre os participantes do mercado ao ameaçar aumentar os preços ou reduzir a qualidade dos produtos e serviços comprados. Poderosos fornecedores de matérias-primas chave podem apertar a lucratividade de um mercado que não está apto a repassar os aumentos no custo em seus próprios preços. As condições que tornam esses fornecedores poderosos são similares às que tornam os compradores fortes.

O poder de barganha dos fornecedores é alto quando:

* A concentração dos fornecedores em relação à concentração de compradores no mercado é alta;

* A disponibilidade de produtos substitutos é baixa;

* A importância do comprador para o fornecedor é baixa;

* A diferenciação dos produtos e serviços dos fornecedores é alta;

* Os custos de troca do comprador são altos;

* A ameaça dos fornecedores comprarem empresas compradoras é alta.

Nosso relatório de acompanhamento da responsabilidade dos fornecedores apresenta os resultados das auditorias de 2012, inclusive o trabalho que estamos fazendo para corrigir problemas e melhorar o desempenho dos nossos fornecedores. Baixar o relatório.

Nos últimos sete anos, a Apple tem publicado relatórios sobre as auditorias que realiza na nossa cadeia de fornecimento. Fazemos isso porque acreditamos em compartilhar honestamente as nossas constatações, tanto as boas quanto as más. Estamos corrigindo problemas e lidando com questões enfrentadas por todo o setor, como o excesso de horas de trabalho e o trabalho de menores. Estamos nos aprofundando mais na cadeia de fornecimento do que qualquer outra empresa que conhecemos e estamos emitindo relatórios com uma quantidade de detalhes incomparável no nosso setor.

Para acabar com a prática de excesso de horas extra, agora rastreamos as horas de trabalho semanais de um milhão de empregados na nossa cadeia de fornecimento e publicamos os resultados em nosso site todos os meses. Além disso, compartilhamos nossa estratégia e ferramentas de horário de trabalho com outros, dentro e fora do nosso setor. O trabalho de menores é raro em nossa cadeia de fornecimento, mas informamos todos os incidentes que encontramos, além das ações executadas para corrigir os problemas e evitar ocorrências no futuro. Também divulgamos entre os nossos fornecedores os nomes das agências de recrutamento conhecidas por recrutar menores. Além disso, publicamos os nomes e endereços dos nossos 200 principais fornecedores de produção.

Temos relações de longa data com muitos grupos e buscamos novas maneiras de resolver questões importantes do nosso setor trabalhando em conjunto com especialistas de todo o mundo. Em 2012, nos tornamos a primeira empresa de tecnologia a participar da FLA (Fair Labor Association, associação para o trabalho justo). A nosso pedido, a FLA lançou uma auditoria sem precedentes do nosso maior fornecedor de montagem final, a Foxconn. A FLA publicou seus relatórios de conclusões e andamento independentes em seu site.

Convidamos o IPE (Instituto de Assuntos Públicos e Ambientais) e outros grupos ambientalistas para trabalhar conosco em auditorias especializadas. Também continuamos trabalhando com a Verité, uma organização não governamental (ONG) que se concentra em garantir condições de trabalho justas para desenvolver novas estratégias de comunicação entre os empregados e a gerência. Participamos da EICC (Electronic Industry Citizenship Coalition) e da GeSI (Global e-Sustainability Initiative) para promover o uso de minerais ecologicamente corretos.

Na Apple, a fabricação dos produtos é tão importante quanto o design. Sabemos que as pessoas esperam muito de nós. Nós esperamos mais ainda.

Destaques do relatório de 2013

• Realizamos 393 auditorias em todos os níveis da nossa cadeia de fornecimento, um aumento de 72% sobre 2011, abrangendo instalações onde mais de 1,5 milhões de trabalhadores fazem os produtos da Apple. Esse número inclui 55 auditorias ambientais direcionadas e 40 avaliações especializadas de segurança de processos para examinar as operações e práticas de negócios dos fornecedores. Além disso, realizamos 27 auditorias direcionadas relacionadas aos direitos trabalhistas para proteger os empregados das taxas de recrutamento excessivas.

• Enfrentando o problema do excesso de horas de trabalho, que atinge todo o setor, conseguimos uma média de 92% de conformidade com o máximo de 60 horas de trabalho semanais. Agora, estamos acompanhando mais de um milhão de trabalhadores semanalmente e publicando os resultados todos os meses no nosso site.

• Em 2012, a Apple se tornou a primeira empresa de tecnologia a entrar na FLA (Fair Labor Association, associação de trabalho justo). A nosso pedido, a FLA realizou a maior auditoria independente de sua história, abrangendo aproximadamente 178 mil empregados do nosso maior fornecedor de montagem final, a Foxconn. A FLA publicou seus relatórios de conclusões e andamento independentes em seu site.

• Estendemos nossos programas de treinamento e capacitação a mais empregados e mais gerentes. Em 2012, 1,3 milhões de empregados e gerentes receberam treinamentos desenvolvidos pela Apple sobre leis locais, seus direitos como empregados, saúde e segurança ocupacional e sobre o Código de Conduta de Fornecedores da Apple. Isso é quase o dobro do número de empregados treinados por esse programa desde 2008.

• Aumentamos nossos investimentos no programa de educação e desenvolvimento de empregados de fornecedores, que oferece aos empregados a oportunidade de estudar administração de empresas, computação, idiomas e outras matérias gratuitamente, passando de quatro para nove instalações. Mais de 200 mil empregados participaram do programa.

• Dando continuidade ao nosso trabalho de proteger os direitos dos trabalhadores que mudaram do seu país para trabalhar nas fábricas dos nossos fornecedores, exigimos dos fornecedores o reembolso de US$6,4 milhões pelo excesso de taxas pagas pelos empregados estrangeiros em 2012. O total devolvido aos trabalhadores foi de US$13,1 milhões desde 2008.

Aplicando o nosso Código de Conduta de Fornecedores com determinação, garantimos que todos sigam os mesmos princípios e valores que obedecemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com