TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismo X Presidencialismo

Ensaios: Parlamentarismo X Presidencialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração?

Sempre que se pensar em um sistema de governo, deve ser posto em primeiro lugar sempre o seu povo, a sua opinião, necessidade, carencias e etc.

Devem ser considerados a opção da maioria, o trabalho em conjunto, a fiscalização entre eles. Hoje, acredito que o presidencialismo larga na frente. Um presidencialismo harmônico e homogêneo, onde tenha a divisão de poderes e atue de maneira honesta, transparente e em conjunto seus poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

No parlamentarismo, quando há uma constituição vigente, ela simplesmente pode ser alterada a qualquer momento, o poder se concentrata na mão de uma pessoa, omde ele escolhe os chefes de Governo e Estado e pode ser destituidos, caso não esteja agradando. Chefe de Estado apenas simboliza a nação, sem poderes administrativos, que ficam a cargo do Chefe de Governo. No Parlamentarismo, os partídos mais votados escolhem as pessoas que ocuparam os cargos, isso quando tem elições, porque eles simplesmente podem ser escolhidos pelos por monarcas ou parlamentares.

Seria interessante algumas características do parlamento no presidencialismo, como exemplo a destituição. Quando um governo que não agrada a população e que esteja contribuindo de forma negativa para o Estado, poderia ser destituido, claro, sendo a vontado do povo.

E no Brasil tivemos a oportunidade de escolher o sistema de governo, com o plebiscito de 1993, e o presidencialismo foi escolhido com mais de 50% dos votos, contra aproximadamente 25% do parlamentarismo e o restante, brancos e nulos.

Foi feita a vontade do povo, e ela sempre deve ser ser o primeiro ponto em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com