TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismo X Presidencialismo

Artigos Científicos: Parlamentarismo X Presidencialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levam em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

O presidencialismo, de acordo com minhas pesquisas, pode ser definido como um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

Já o parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) oferece a sustentação política (apoio direto ou indireto) para o poder executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é, geralmente, exercido por um primeiro-ministro (chanceler).

Analisando as definições encontradas, pode-se entender que, o presidencialismo detém todo o poder no presidente, que é o chefe da nação e do estado, além dele há também os três poderes ou órgão reguladores que ajudam o presidente a governar, são eles Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Legislativo, no qual cada um possui certa autonomia e poder, regulando assim um ao outro. Já no parlamentarismo o poder é detido unicamente e exclusivamente pelo parlamento, que é escolhido pelo povo, no entanto pode ser desfeito com o passar do mandato. No parlamentarismo há distinção entre o chefe de Estado, que é a pessoa que representa o país, mas que não possui poderes administrativos, e o chefe da Nação que é instituído pelo parlamento e durante o seu mandato pode ser destituído a qualquer momento.

Diante de diferenças tão gritantes e conhecendo a realidade brasileira, eu acredito que o presidencialismo supra mais a necessidade do Brasil do que o parlamentarismo, pois se deve levar em consideração primeiramente a cultura brasileira, ou seja, há quanto tempo o Brasil é regido pelo sistema presidencialismo? Será que o parlamentarismo seria aceito, tendo em vista o passado de lutas e conquistas enfrentado pelo povo Brasileiro, por eleições diretas?

Em segundo lugar se deve ter em mente as condições em que esse novo regime estaria sendo implantado no país, ou seja, implantar o parlamentarismo nos dias atuais implicaria em muito poder concentrado em poucas mãos, o que pode levar a mais escândalos como o mensalão, as fraudes, entre outros.

Em terceiro lugar devemos pensar no lado bom que terá a concentração de muito poder em poucas mãos, se assim desejarem, podem realizar mais, melhores e mais rápidos, trabalhos a favor da nação, já que não terão tanta burocracia a cumprir, e tantas mãos a passar, para a aprovação.

Tendo em vista que o Brasil tem uma área de 8.547.403 km2, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o quinto maior país em território, o parlamento não seria capaz de acompanhar e controlar de perto tudo o que ocorre nos estados e municípios.

Após a análise de ambos os sistemas políticos, chego à conclusão de que o presidencialismo é no momento, o melhor sistema político para o Brasil. E que a melhor solução para o Brasil, não é mudar o sistema político e sim o modo de pensar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com