TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Político De Santo Agostinho

Casos: Pensamento Político De Santo Agostinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 2

- Necessidade do Poder Político (Estado) surge, por consequência, do pecado original (Adão e Eva). Depois desse pecado original, o homem começou a ter uma natureza sujeita ao pecado e ao descontrole das paixões, o que exige vigilância constante, cabendo ao Estado intimidar os homens para que ajam corretamente.

- Primazia da Igreja sobre o Estado, pois não há como o Estado chegar a uma autentica justiça se não reger pelos princípios morais do cristianismo.

- Legitimidade do poder dos governantes, onde esses governantes atuariam como ministros de Deus, faz parte da concepção teocrática de poder, segundo a qual o poder temporal deve estar a serviço do poder espiritual, logo a Igreja Cristã tem toda a legitimidade de jurisdição sobre a sociedade política, fortalecendo que este poder deverá ser exercido por um governante cristão, pois qualquer que seja a forma de ser do governo, este deverá contribuir na tarefa espiritual de ajudar a Igreja na sua luta contra a maldade inata do homem, por meio de ordens e castigos.

- A filosofia agostiniana identifica-se com três tipos de leis: Lei eterna, Lei natural e Lei positiva. A Lei eterna pode ser vista como a razão divina, a vontade do criador do universo sendo responsável por guardar a ordem natural. A lei natural, localiza-se na razão do ser humano que possua a capacidade de escolha (livre arbítrio), estando inscrita em seu coração, que segue o princípio de não fazer aos outros o que não queremos que seja feito a nós mesmos (Máxima cristã). Por último, a lei positiva, criada pelo legislador, pelos homens e possui fundamento na lei natural, lembrando que todas essas seguem o princípio da lei eterna. As Leis Eterna e Natural fundamentam os “costumes” da sociedade, pois são imutáveis, sendo a lei positiva sempre passível a estas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com