TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim

Pesquisas Acadêmicas: Pim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2012  •  4.651 Palavras (19 Páginas)  •  1.055 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

O século XXI com certeza tem sido o da redescoberta das pessoas. Para atender a era da globalização, as empresas hoje procuram profissionais criativos e capacitados. Portanto essa pesquisa é direcionada à Gestão Estratégica de Pessoas, utilizando as disciplinas: Treinamento e Desenvolvimento, Saúde e Segurança do Trabalho e Desenvolvimento Sustentável. A escolha da empresa Magazine Luiza S/A, se deu por sua marca registrada em aproximar os colaboradores às lideranças, promovendo a satisfação e motivação, colocando dessa forma as pessoas no centro da gestão, além de estar atenta ao mercado de Recursos Humanos e ao importante papel da comunicação na administração de conflitos.

Palavras- chave: Desenvolvimento, Saúde, Sustentável

ABSTRACT

The twenty-first century certainly has been the rediscovery of the people. To meet the era of globalization, nowadays companies looking for creative and skilled professionals. So this research is oriented to Strategic People Management, using the disciplines:, Training and Development, Health and Safety and Sustainable development. The selection of the firm Magazine Luiza S/A, was characterized by his trademark in bringing the employees into leaders, promoting the satisfaction and motivation, thus putting people at the center of management, as well as being attentive to the market and the Human Resources important role of communication in conflict management.

Keywords: Development, Health, Sustainable.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

2 - A Empresa 7

3 - Desenvolvimento 9

3.1- Treinamento e Desenvolvimento 9

3.2- Saúde e Segurannça do Trabalho: Benefícios e Assistência Social......................14

3.3 – Desenvolvimento Sustentável 18

4 - Conclusão 20

5 - Referências 22

INTRODUÇÃO

No início do século XIX as características de um chefe de Departamento de Pessoal, era sempre a mesma; uma pessoa inflexível, fria e seguidora de normas e regras arcaicas. Por muitos anos os funcionários tiveram o sentimento de que ser chamado ao Departamento de Pessoal era sinônimo de “cartão vermelho”, o que ainda nos dias atuais persiste em algumas empresas.

As primeiras mudanças ocorreram através das grandes organizações, que devido à globalização e concorrência acirrada, observaram que para se manterem no mercado, teriam que reformular esse setor.

Nessa pesquisa observou-se que a empresa escolhida possui um perfil inovador de Gestão de Pessoas, que poderá ser comprovado no Capítulo 3.1., onde será abordado o assunto sobre Treinamento e Desenvolvimento, que tem se destacado muito na empresa estudada no que diz respeito a desenvolvimento pessoal do colaborador. Veremos que os processos de capacitação e desenvolvimento das pessoas envolvem questões complexas como preparação de liranças, educação corporativa, gestão de aprendizagem de novos talentos e aprendizado organizacional.

O Capítulo 3.2 mostra a preocupação da empresa com a saúde do colaborador , e também a preocupação da empresa capacitar esses colaboradores sobre a importância do uso dos EPIs. Notaremos que com a melhoria da saúde e segurança do trabalho houve um aumento da produtividade e uma considerável diminuição do absenteísmo na empresa.

Finalmente no Capítulo 3.3 verificou-se o trabalho realizado pela empresa na área do desenvolvimento sustentável com a implantação de medidas socialmente sustentável.

2. A EMPRESA

2.1-Descrição

Magazine Luiza S/A. é uma organização 100% brasileira, inscrita no CNJP sob o nº 47.960.950/0001-21, com endereço sede na Rua Voluntários da Franca, nº 1465 – Centro – Franca/SP. Está na 2ª posição do varejo nacional e também é a 2ª maior rede de comércio eletrônico.

Sua história começou em 1957, na cidade de Franca, interior do estado de São Paulo. Foi fundada por Pelegrino José Donato e sua esposa Luiza Trajano Donato. Tudo começou com a aquisição de uma loja de presentes, “A Cristaleira”, que logo depois de um tempo passou a se chamar Magazine Luiza. O novo nome foi escolhido através de um concurso cultural, promovido pela rádio da cidade em que a população participou na escolha.

Em 1974 a empresa inaugurou sua primeira loja de departamentos, que recebeu o nome de Loja nº 1, com mais de 5000m².

De lá para cá foram muitos investimentos e aquisições, além da participação efetiva da sobrinha de Dona Luiza, que hoje é a atual presidente da empresa, Luiza Helena Trajano.

A empresa possui uma variedade imensa de produtos destinados ao lar, lazer, saúde e beleza, informática entre outros.

O grupo Luiza, além da loja de departamentos, possui outras empresas como: Luiza Seg, Luiza Cred e Consórcio Luiza.

Possui lojas convencionais e virtuais, lojas de shopping, televendas e um site. Também possui Lounges, que são quiosques de 20m², utilizados para divulgação de seus produtos em feiras e eventos.

A empresa conta hoje com 21 mil colaboradores, todos registrados legalmente conforme a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

Pela 14ª vez, integra o ranking segundo o Guia Você S/A – Exame: “As melhores empresas para Você trabalhar”. Na edição de 2011 o Magazine Luiza recebeu nota acima da média no quesito “Qualidade na Gestão de Pessoas” (que mede o que a empresa oferece aos funcionários).

Além disso, a empresa tem grande preocupação com a saúde de seus colaboradores. Ela promove várias atividades de prevenção como recentemente: “A semana de prevenção às doenças do coração” e “Detecção precoce do câncer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com