TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Marshall

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Vitelo é uma carne macia obtida de bezerros novos, na maioria das vezes proveniente do gado leiteiro, machos que estão sendo criados e abatidos com 20 semanas, os mesmos geralmente são da raça holandesa por se comportam melhor, mais também podem ser facilmente substituídos pela raça Holandês-Zebu uma raça mais adaptada ao clima do Brasil, mas como tudo depende da sua criação do gado leiteiro e de sua região, estes também podem ser vendidos para fabricas de linguiça ou até mesmo abatidos ao nascimento, sempre visando o maior lucro da fazenda, mas da forma que estão indo as coisas e com o crescimento e inovação da produção animal, a espera é que este mercado aumente junto com a procura por este tipo de produto, mesmo que em algumas produções leiteiras ainda exista uma grande desvalorização do bezerro, por gastos com alimentação e manejo.

O tratamento deste bezerro acontece de forma confinada, tendo uma alimentação que o diferencia dos demais animais de corte. Ao nascimento, o bezerro realiza a ingestão do colostro, passa pela cura do umbigo, até então procedimentos comuns a qualquer animal de criação, porém, este animal não fará ingestão de alimentos sólidos, será apenas de leite e/ou, como na maioria dos casos, feita com sucedâneo, sempre realizando uma oferta adequada de nutrientes, através de um leite de qualidade. Esta alimentação nutritiva é de vital importância para que ele possa ser abatido com o peso desejável, que pode variar de 57Kg até 227Kg.

De acordo com seu peso e tempo de vida ao abate, o vitelo poderá receber as seguintes classificações: “Bob-veal” são obtidos de bezerros abatidos com menos de quatro semanas de idade, e menos de 57 kg de peso vivo (aproximadamente 31 kg de peso da carcaça). Bezerros abatidos entre 4 e 12 semanas de idade, pesando entre 57 e 140 kg (aproximadamente 31 a 77 kg de peso da carcaça), são conhecidos como vitelos (“vealers”). Animais abatidos mais tarde, entre 12 e 20 semanas, e mais pesados, entre 140 e 227 kg de peso vivo (aproximadamente 77 a 125 kg de peso da carcaça), são chamados de vitelos especiais (“special-fed veal”). Muito embora as carcaças dos “bob veals” contenham menos gordura do que aquelas dos vitelos especiais, a maior percentagem de osso dos “bob veals” resulta em menor rendimento de carcaça (mais osso e gordura) quando comparada aos vitelos especiais. A qualidade superior da carcaça do vitelo especial torna-o mais procurado para a comercialização.

[pic 1]

Fonte: Embrapa Gado de Leite

Por decorrência do alto custo de produção e, consequentemente, alto preço do kg da carne, não há expectativas que a produção de vitelos possa assumir importância significativa nos negócios da pecuária brasileira. Contudo, pode-se esperar que a demanda por este tipo de carne deva seguir em crescimento. Outra possibilidade é o mercado externo, que possui boa comercialização deste tipo de produto.

Proposta do Grupo

● Como proposta para desenvolvimento do nosso trabalho, estaremos montando nosso sistema de produção na cidade de Campinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com