TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de exportação

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.381 Palavras (22 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

INSTITUTO DE ECONOMIA

GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

COMÉRCIO EXTERIOR

PROFESSORA MESTRA FABÍOLA VALÉRIA GONÇALVES

PEIXOTO, Gabriela Teles

SANTOS, Geovana Oliveira

SILVA, Alexandre Henrique Lopes

SILVA, Lana Rodrigues

TORRES, Bárbara Stephane Soares

PLANO DE EXPORTAÇÃO DA CERA DEPILATÓRIA IRACEMA

Uberlândia

2016

1. Introdução

O presente trabalho tem por objetivo simular um plano de exportação de um produto que seria escolhido pelo grupo de trabalho. Aliando o conteúdo estudado em sala de aula à pesquisas mais aprofundadas no que tange a prática da exportação, o grupo deve seguir um roteiro de trabalho para que todo o plano de exportação tenha as informações necessárias para que se avalie a viabilidade de tal processo.

Tal atividade faz parte do método de avaliação da disciplina de Comércio Exterior, ofertada pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, ao curso de Graduação em Relações Internacionais pela Docente Mestra Fabíola Vieira Gonçalves.

O conteúdo apresentado no trabalho parte de informações reais obtidas através de organizações, governos e seus respectivos sítios na Internet, bem como informações criadas pelo grupo de trabalho para que a simulação do plano de exportação fluísse com maior naturalidade.

 

1.1 Descrição da Empresa

A BRWAX é fruto do desejo de mudança e impacto em uma sociedade cada vez mais vaidosa. Em 2008, a empresa surgiu pelos ideais de duas amigas que buscavam destaque no meio universitário e local em suas comunidades. Ao cursarem o curso de Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na cidade de Manaus, Luiza Castro Silva e Luciana M. Assai se depararam com um mercado em potencial ao iniciarem um empreendimento de depilação de amigas, colegas de classe, e após algum tempo, de grande parte da comunidade universitária.

Hoje, ainda baseada em Manaus, a BRWAX tem sede própria e participa do cotidiano da região, através do fornecimento de cera depilatória de fabricação artesanal e demais produtos de beleza e cuidados pessoais para toda a cidade e arredores. Através de representantes contratados para levar seus produtos a clientes fidelizados e potenciais, a BRWAX conquista seu espaço em uma sociedade que se preocupa cada vez mais com a beleza causada pela aquisição de produtos de alta qualidade e que proporcionam bem-estar.

[pic 1]

BRWAX E SEUS PRINCÍPIOS ESSENCIAIS

Aliando missão, visão e valores, a BRWAX se insere no mercado de forma positiva e marcante.

Missão:

 Desenvolver, comercializar e entregar produtos que sejam causadores de bem-estar, a fim de maximizar a qualidade de vida de nossos clientes.

Visão:

 A um passo de cada vez, tornar-se presente e referência no mercado brasileiro e global de produtos de beleza.

Valores:

Satisfação do cliente: A razão da existência do nosso negócio.

Valorização e respeito às pessoas: Aquelas que garantem nosso sucesso e tornam tudo possível.

Respeito ao meio ambiente: Trabalhar, para que de forma consciente, nossa empresa seja referência em sustentabilidade.

Transparência: Com clientes, fornecedores, representantes e demais pessoa envolvidas com nossa empresa.

 A QUEM BUSCAMOS SERVIR?

A BRWAX tem como fundadoras, duas mulheres que mostram a que vieram. Após estarem em contato com pessoas de diferentes idades, fundos sociais e acredite, tipos de pele, Luiza e Luciana puderam desenvolver, de forma natural e artesanal, uma cera depilatória que, combinada com extrato de açaí, trata a pele de forma especial.

É de conhecimento geral que a depilação, apesar de cada vez mais estar conquistando o mercado masculino, tem grande dominação feminina. Quando a marca foi criada, no ano de 2008, o objetivo principal era atingir o enorme potencial que se abria a frente do produto. Segundo o Censo de 2000, o Brasil tinha aproximadamente 50 milhões de mulheres entre 16 e 50 anos, que é a grande parcela consumidora de produtos depilatórios. Logo, o mercado potencial era muito atrativo (SEBRAE).

Logo em seu início, as vendas eram focadas à pessoas físicas em geral, onde as próprias criadoras da Cera Depilatória Iracema ofereciam o produto – seja no ambiente universitário ou em salões de beleza da região de Manaus. Com o passar do tempo, a marca ficou conhecida entre os salões de todo o estado do Amazonas, e a empresa começou a crescer, à medida que novos funcionários eram contratados e agregavam valor à marca e à empresa.

Com a passagem do tempo, chegando aos dias atuais, a BRWAX tem seu foco em salões de beleza, clubes de spa, clínicas de beleza, lojas de cosméticos e eventos de produtos de higiene pessoal e beleza. Através de uma rede de representantes considerável, a BRWAX agora penetra em outros estados brasileiros e adentra o mercado argentino, pela primeira vez.

 

BRWAX NO BRASIL

Com sua sede na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, a BRWAX está dividida em três setores principais: Produtivo, Atendimento ao Cliente e Administrativo.

PRODUTIVO: De forma artesanal e natural, a central produtiva da BRWAX faz a produção da Cera Depilatória Iracema, produto que é considerado o carro-chefe da empresa. Com equipamentos utilizados de forma correta e segura, em um ambiente limpo e de acordo com as recomendações da vigilância sanitária para a produção de tal produto.

ATENDIMENTO AO CLIENTE: Setor responsável pelo contato com clientes que procuram a BRWAX para compra de seus produtos, usualmente utilizado por empresas que ainda não foram contatadas por algum de nossos representantes. Conta também com um setor de atendimento online, onde clientes fidelizados e potenciais podem retirar dúvidas em tempo real sobre qualquer um de nossos produtos (custos, revenda, aplicação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (489.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com