TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder E Liderança

Trabalho Escolar: Poder E Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de poder é universalmente utilizado na descrição das relações humanas. Contudo, é muito pouco compreendido e demasiadamente controverso. Em outras palavras, o poderdos indivíduos é determinado por sua importância funcional; nela reside o âmago, substância e a razão de ser do poder.

Para Weber, o conceito de poder é sociologicamente amorfo, havendo uma sériede circunstâncias que colocam uma pessoa na posição de impor sua vontade devendo, portanto, o conceito de dominação ser mais precisa: dominação é a probabilidade de que um mandado seja obedecido.Segundo ele, o poder é: (...) a possibilidade de que um homem, ou um grupo de homens, realize sua vontade própria numa ação comunitária, até mesmo contra a resistência de outros que participam da ação.Ao analisar o poder nas estruturas políticas, Weber enfatiza o uso da força, comum a todas elas, diferindo apenas a forma e a extensão como a emprega contra outras organizações políticas. Para Weber(1982, p.268), as classes têm sua oportunidade determinada pela existência ou não de maior ou menor poder para dispor de bens ou habilidades em seu próprio benefício. O poder na burocracia é abordadoa partir da consideração de que, tecnicamente, a burocracia é o meio de poder mais altamente desenvolvido nas mãos do homem que o controla. Weber a considera como o modo mais racional de exercer opoder, servindo a interesses políticos, econômicos ou de qualquer outra natureza. Analisa as características da burocracia, onde é exercido um poder formal e impessoal.

Aliar o poder simbólico aopoder formal e impessoal das organizações burocráticas pode parecer, à primeira vista, uma tarefa impossível. No entanto, é esta a realidade detectada nas escolas e universidades, nas relações dodia-a-dia: os atores interagem sob o comando do diretor, cujas decisões ou são colegiadas ou são referendadas pelo Colegiado. Enquanto autoridade maior e presidente do Colegiado, o diretor exerce

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com