TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder Nas Organizações

Artigos Científicos: Poder Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

O PODER NAS ORGANIZAÇÕES

Definimos como burocratização o processo gradual que se apresenta nas organizações, mediante o qual as relações se formalizam, a hierarquia se institucionaliza, a improvisação diminui, o trabalho de cada um se especializa, são criadas normas escritas, procedimentos e rotinas, se procura submeter a todos os membros da organização às mesmas regras e regulamentos e esses membros separam seus domicilio do local de trabalho.

As burocracias exercem um formidável controle sobre as pessoas que nelas trabalham, sobre a informação que flui e sobre as atividades que realizam.

Deve-se compreender que o processo de burocratização e a estrutura organizacional formam dois aspectos complementares na vida de uma organização. A burocracia de uma organização forma a estrutura orgânica desta, ou ainda, a estrutura orgânica de uma administração está baseada no seu processo de burocratização.

Um importante processo social é a capacidade que possuem os indivíduos ou grupo social de modificar o comportamento de outros grupos ou pessoas. Estas manifestações estão associadas a uma importante interação social entre os homens que denominamos poder.

Poder, segundo Max Weber, significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade. Embora de seu ponto de vista considere o poder “sociologicamente amorfo” podemos encontrar os fundamentos dessa probabilidade num leque que inclui a legitimidade e a não legitimidade.

Weber afirmava que dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem...A situação de dominação está ligada à presença efetiva de alguém mandando eficazmente em outros, mas não necessariamente à existência de um quadro administrativo nem a de uma associação; porém certamente – pelo menos em todos os casos normais – à existência de um dos dois.

De acordo com Weber, a existência de um quadro administrativo configura uma forma de dominação. E qualquer que seja a associação, ela é sempre em algum grau associação de dominação, em virtude da existência de um quadro administrativo.

É importante destacar que não basta a vontade de dominar o outro (ou outros), para que haja dominação; é necessário que haja disposição de obediência por parte do outro (ou outros).

Do ponto de Weber toda dominação busca a legitimidade, o reconhecimento social de sua validade, e a sua institucionalização está baseada na figura da autoridade que, como vimos, pode ser racional-burocrática, tradicional e carismática, deste modo teríamos os tipos de dominação: legal, tradicional e carismática.

O exercício do poder, de acordo com Weber, está relacionado com a administração, é inerente à função gerencial, pois trata-se de induzir pessoas a agirem de acordo com determinadas expectativas. Visto desta maneira, quem administra o faz influenciando o comportamento de outras pessoas, portanto exercendo algum poder. Seja institucional, derivado do cargo que ocupa, seja motivado pela capacidade pessoal, ou ambos.

Denominamos força ao uso ou ameaça, a coerção física pode ser expressa através de armas de todo o tipo uma lança, um revolver, etc. É um importante atributo da força.

Compreende-se como autoridade um direito estabelecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com