TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder e o Estado-Nação. Livro: Análise das Relações Internacionais

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DISCENTE: João Victor da Silva Freitas.                                      

RA: 181220806.

DOCENTE: Prof. Dr. Marcelo Passini Mariano.

DISCIPLINA: Introdução as Relações Internacionais.

CURSO: Relações Internacionais – 1º ano (Noturno).

Apontamento: DEUTSCH, Karl. Capítulo III: “Poder e o Estado-Nação. Livro: Análise das Relações Internacionais. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1982. 263 p.

O autor explícita as relações de poder entre os Estados, sempre comparando as potências da época: Estados Unidos e União Soviética. Utilizando de parâmetros e estatísticas para enfatizar essas relações. Em certo momento ele se utiliza de uma frase de Lênin, “Quem, a quem?” (página 2).

Conforme descrito pelo autor no capítulo, as bases de poder estavam diretamente ligadas a produção bélica durante a primeira metade do século XX. Assim como o controle e influência exercidos por essas potências sobre países que ainda mantinham sua economia pouca ou baixa industrializada.

Durante a segunda metade do século XX, as bases e as áreas de poder e influência foram mudando e se adaptando. Os países desenvolvidos exerciam o peso de seu poder sobre os países em desenvolvimento. Essa capacidade de se utilizar essa ferramenta dentro e fora de seus domínios conferiu um grande campo de controle em ambientes internacionais, como em Assembleias Gerais da ONU.

A influência de políticas públicas internas, tanto em países desenvolvidos e em desenvolvimento trazem um panorama muito intenso as relações internacionais.

Essas ligadas à sua população, território e seu produto interno, conforme descrito por Karl Deutsch. Essas são as bases para com a sua área de poder e atuação em âmbito internacional.

Relações de poder pré-estabelecidas entre os Estado-Nação em épocas onde a sua demonstração era necessária, prevalecem e determinam decisões internas em grande parte das nações estão sob esse tipo de domínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com