TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Brasil

Monografias: Politica Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  2.848 Palavras (12 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 12

O BRASIL DE 1980 – A DÉCADA PERDIDA

A forte retração de produção industrial e menor crescimento, gerando assim a estagnação econômica na América Latina , para muitos países a década de 80 é sinônimo de crise econômicas, volatilidade de mercados, problemas de solvência externa e baixo crescimento do PIB .

Por isso a decada de 80 ficou conhecida como a decada perdida, no Brasil não foi diferente , o PIB diferente de outros paises que desaceleraram , no nosso caso houve queda, essa decada trouxe o final do ciclo de expansão vividos nos anos 70.

A principal caracteristica foi o desemprego, como podemos observar desde sempre o povo que paga pela falta de irresponsabilidades e corrupção dos governates, alem da estagnação economica os indices de inflação foram extremamente elevados, houve tambem a perda do poder de consumo claro, e o aumento da divida externa fazendo aumentar o deficit fiscal.

A inflação tornou-se crônica no Brasil, enquanto nos anos 70 esta estava em torno dos 50% a.a , em 1979 subiu para 100% e lá permaneceu por 3 anos , mudando em 1983 para200 % a.a , permanecendo nos dois anos seguintes.

Em Março de 1985 o novo governo democrático herdou uma alta taxa de inflação , em torno de 11% a.m, o novo ministro da Finanças decidiu por um congelamento parcial , o que era economicamente absurdo ,porem o governo decidiu e congelou a

preços das empresas estatais e de algumas grandes privada oligopolista

empresas , enquanto que os outros preços foram mantidos livres . Era impossível manter

tal política por um longo período de tempo, pois mesmo que a taxa caísse fato que realmente aconteceu pois caiu de 12% para 7% , durou apenas quatro meses, e em Setembro de 1985 a taxa de inflação estava acima dos 12% .

Com isso outros Planos foram colocados em ação como o Plano Cruzado que fracassou e fez a inflação voltar, o Plano Bresser e o Plano Verão. O animo e entusiasmo da população já não mais existiam e o governo começa a perder ainda mais a credibilidade.

Em março João Sayad pede demissão. Os governadores do PMDB articuladores do "Centrão", Orestes Quércia (SP), Moreira Franco (RJ) e Newton Cardoso (MG), pedem mudanças no ministério e na politica, estas que até não aconteceram.

Em Abril cai Dilson Funaro, que era o nome mais popular do país, junto com Sarney, não resistiu às pressões que vinha da presidência, dos governadores e de partidos, nem pode superar o desgaste popular que o fracasso do Cruzado lhe acarretara.

O QUE FOI PLANO BRESSER

Quando assumiu o Ministério da Fazenda, ao final de Abril de 1987 o país estava em colapso com inflação a 20% a.m e o fracasso do Plano Cruzado , ao longo de dois meses um estudo minucioso foi feito para o lançamento do Plano Bresser.

O Plano Bresser foi segundo Plano econômico, na tentativa de conter a inflação, lançado em 16 Junho de 1987 , pelo Decretos-Lei 2335/871 , 2336/87 e 2337/87, pelo então Ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira.

Luiz Carlos Bresse Pereira assumiu o Ministerio da Fazenda, após candidato de Sarney perder a disputa, em meio a crise provaca pelo fracasso do Palno cruzado em Abril de 1987.O inicio de sua posse não foi facil,um mes a frente do Ministerio a inflação atingiu 23,21% , o grande problema assim como hoje é que o governo gasta mais do que arrecada e estes gastos diga-se de passagem é para corrupção e não para população, no primeiros quatro meses de 1987 o deficit estava na caso dos 7,2 do PIB.

Como o governo só trabalha com remediação e não com prvenção, em Junho de 1987 , foi apresentado um plano economico emergencial, numa tentaiva de estabilizar os preços, o Plano Bresser, as medidas ortodoxas e heterodoxas,onde se instituiu o congelamento dos preços, dos aluguéis, dos salários e a URP (Unidade de Referência de Preços) como referência monetária para o reajuste de preços e salários, o plano tinha uma flexibilidade maior que os anteriores, já que previa a duração de noventa dias para o tabelamento dos preços. Tarifas do setor público também foram congeladas. A equipe econômica trabalhou para evitar uma valorização da moeda, o que prejudicaria as exportações.

O congelamento provocou perda salarial e para evitar a queda do poder de compra do trabalhador, o governo voltou a permitir reajuste de salários. O Brasil retomou as negociações com o Fundo Monetário Internacional para o pagamento dos juros da dívida e a moratória, decretada em fevereiro de 1987, foi suspensa.

MEDIDAS DO PLANO BRESSER

Algumas medidas foram tomadas, tais como: desativar o gatilho salarial, aumentar tributos, eliminar o subsídio do trigo e adiar as obras de grande porte já planejadas, entre elas o trem fantasma ou melhor trem-bala entre São Paulo e Rio, a Ferrovia Norte-Sul e o pólo-petroquímico do Rio de Janeiro. Foram retomadas as negociações com o FMI ,ocorrendo a suspensão da moratória. Porem mesmo com todas essas medidas a inflação atingiu o índice alarmante de 366% no acumulado dos 12 meses de 1987.

Em 15 de Junho de 1987, o Banco Central do Brasil em meio a esta crise, emitiu a Resolução nº1.338/87 , determinando que as instituições financeiras, em julho de 1987, aplicariam aos saldos das cadernetas de poupança de seus clientes a variação produzida pelas Letras do Banco Central (LBC), em junho de 1987, cujo índice foi de 18,0205%.No entanto o artigo 12, do Decreto do Decreto-lei nº2.284/86, com redação do Decreto-lei nº2.290/86, consagrava que as cadernetas de poupança deveriam ser corrigidas pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ou pelas Letras do Banco Central (LBC), adotando-se o maior índice, como no Brasil nunca e cumpre as lei, o indice IPC me Junho 1987 foi de 26% , uma perca de 8% na poupança.

Bresser anunciou em 12 de Junho, um novo plano de estabilização, o congelmento por 90 dias de preços, salarios e de cambio, conforme ja mencionado, depois realizar a conversão dos primeiros pelo pico, dos segundos pela media e do terceiro com uma desvalorização de 10%, com esta desvalorização conteria a impotação que arrebentaram as contas externas no Cruzado.

Porem o impacto desta desvalorização cambial passou a ser repassada pelos empresarios aos seus preços, como os preços ja tinha sido corrigido não poderiam imaginar que isto aconteceria. Bresser adotou uma nova moratória em julho, desta vez com o Clube de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com