TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio Grande Do Sul

Exames: Rio Grande Do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 5

Religião: O Rio Grande do Sul é o estado com maior diversidade religiosa do Brasil:

- 28 municipos católicos.

- 31 municipios evangélicos;

- 1 município petencostal (Lajeado do Bugre)

- 3 cidades mórmon (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)

Comida: A culinária do Rio Grande do Sul tem como tradição a carne de charque, churrasco e as influências sofridas pela Imigração Italiana e alemã, ocorrida durante o século XIX. Surgindo assim, no meio gaúcho, o vinho e o queijo colonial. Da mistura entre a comida indígena, portuguesa e espanhola e do homem campeiro, surgiu a chamada cozinha da Campanha.

Costumes Gaúchos : Tradicionalismo gaúcho é um movimento cívico-cultural que valoriza e preserva as tradições gauchescas do Rio Grande do Sul. Tradicionalismo gaúcho, ou movimento tradicionalista rio-grandense, que deriva do termo tradicionalismo - sistema filosófico que coloca a tradição como critério e regra de decisão -, foi criado por João Cezimbra Jacques que sonhava com um movimento que unisse e congregasse a família gaúcha em torno de ideais comuns.

INTRODUÇÃO

O Rio Grande do Sul possui inúmeras tradições e costumes que são passados de geração em geração.

Cultura Gaúcha

Conhecer a cultura gaúcha, através dos hábitos e costumes do gaúcho, onde a lida campeira retrata bem o modo de ser caracterizado pela sua indumentária, seu hábito de tomar chimarrão, a sua gastronomia muito rica, como o churrasco, o carreteiro, o gosto pelos cavalos, o gado, a terra, do seu chão riograndense.

Visitar o Rio Grande do Sul, conhecer suas regiões, participar de um baile gaúcho, ir a um festival de músicas nativistas, assistir a um rodeio, o tiro de laço, ver de perto o modo de ser do povo gaúcho e a sua identidade e preservação das tradições, do folclore.

Grandes artistas, músicos, pajadores, declamadores, cantores, poetas, gaiteiros, escritores manifestam seu apego pelo Rio Grande através da arte, que conservam acesa a chama crioula que fortalece e mantém a essência do nativismo, da identidade do gaúcho, através da cultura gaúcha.

A ALEGRIA NO PALCO GAÚCHO

As danças gaúchas são a legítima expressão de sua alma. Em todas elas vê-se o espírito de fidalgia e o respeito a figura feminina, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas também dão margem para ele extravasar a sua criativa teatralidade.

As danças folclóricas gaúchas, possuem uma peculiaridade, são sempre evolucionadas aos pares. Este fato encontra justificativa na formação histórica do povo gaúcho, uma sociedade que só se firmou e deitou raízes nesta terra através da participação atuante da mulher. Ela jamais foi reclusa como as mulheres das Casas Grandes, dos engenhos do Nordeste.

As danças dos pares entrelaçados faz muito sucesso.

A mais típica representação tradicional do Rio Grande do Sul, no campo das danças, é o velho "fandango".

As danças folclóricas são: Pezinho; Balaio; Chula; Xote; Boilaneira; Canaverde; Anu; Maçanico; Tatu com Volta Romeiro; Tirana do Lenço; Rancheira de Carreinha e a Chimarrita.

As Danças de Salão são: Valsa; Vaneira; Vaneirão; Xote; Milonga; Bugio; Rancheira e Chamamé.

INDUMENTÁRIA GAÚCHA

A partir de 1865 definiu-se a indumentária do gaúcho atual.

Vestuário característico masculino:

Chapéu de couro ou de feltro de abas largas preso pelo barbicacho, o poncho sobre os ombros, o lenço geralmente de cores vivas, de nó corrediço. Uma camisa de lã ou de pano grosso.

Na cintura, a "guaiaca", cinto largo onde traz a faca e a garrucha no coldre. As bombachas, calças largas apertadas no tornozelo, as botas com "chilenas" (esporas de rosetas grandes) e finalmente ao pulso a presilha do rebenque da várias tiras, não esquecendo do laço de couro de burro.

Está ele pronto nos pampas para enfrentar.

O Lenço:

Usado ao pescoço, pode ser de diversas cores, sendo a branca e a vermelha as mais comuns. No passado, tiveram conotações políticas: o vermelho republicano (1835), maragato ou federalista (1893),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com