TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticos e seus conceitos

Seminário: Políticos e seus conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Seminário  •  3.155 Palavras (13 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 13

Políticas e seus conceitos.

Política:

Entende-se por Política a forma de organização para tomada de decisões de um grupo para alcançar certos objetivos comuns, considera-se que o início da política deu-se quando a sociedade começou a se organizar em um sistema onde certos indivíduos adquiram poder sobre o restante, e o poder se restringia no mais forte, no mais rico ou mais sábio de um grupo. Para entendermos melhor esses conceitos devemos nos reportar a História.

Os sistemas políticos na antiguidade eram absolutistas, onde uma só pessoa tinha o poder, como na monarquia que o rei determina tudo que é bom e o que não é para o povo. Toma todas as decisões pertinentes ao reino relacionadas e o povo tinha que obedecer.

Esse sistema sofreu grandes transformações, após a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos. Na Revolução Francesa povo cansado de viver na miséria absoluta, vendo seus filhos e mulheres tendo que trabalhar para produzir riquezas a fim de custear vida rica e farta da nobreza, ficando sempre com o que sobrava e tendo ainda que pagar altos tributos para a coroa e o clero entrou então em guerra para conseguir mudanças no sistema dando assim início a democratização na Europa com o lema “Igualdade, Fraternidade e Liberdade”.

Na Independência dos Estados Unidos o grande vilão foi à Inglaterra que o descobriu e povoou com povos europeus que buscavam novas terras para iniciar vida nova após a Revolução, só que com o passar dos anos a história se repete e novamente o povo trabalhador se torna refém da Inglaterra, tendo que trabalhar e produzir muito e o lucro, o capital teria que ser enviado para Inglaterra em forma de impostos e taxas, acontecendo assim a Independência, e neste cenário pós-independência que houve a promulgação da Constituição dos Estados Unidos, onde foram instaurados regimes com características democráticas, em que a tomada de decisões correspondia à vontade geral dos cidadãos.

Existem múltiplas vertentes das teorias e ideologias políticas as quais se podem resumir em dois grandes grupos: As políticas de esquerda (Socialismo e Comunismo) são as relacionadas principalmente com a igualdade Social e as políticas de direita (Liberalismo e conservadorismo) que defendem o direito a propriedade e o mercado livre.

Com o avanço do capitalismo, e o fortalecimento da burguesia e o crescimento do proletariado urbano, veio também uma onda de revoluções, em diversos países, apoiada nas ideias liberais, onde os indivíduos são livres para trabalhar e construir o próprio bem comum e com a regulação do mercado para maximizar os benefícios para o povo, estouraram vários conflitos, nos quais eram reivindicados direitos trabalhistas e políticos que se configurou definitivamente o fim do absolutismo.

Junto com o domínio do capital sobre o trabalho e várias crises em que passou como a grande depressão em 1929 e períodos pós-guerra, diante da luta do trabalhador para melhores condições de vida, e busca de leis para o fortalecimento e reconhecimento do trabalhador como classe e a sua inserção no mundo político, que pudesse participar das tomadas de decisões da nação, o estado oferece como resposta as políticas publicas sociais.

Políticas Públicas:

Políticas Públicas são a totalidades de ações, metas e planos, que os governos, nacionais, estaduais e municipais, traçam para alcançar o bem estar da sociedade e o interesse público.

As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade ou pelo poder público enquanto direito do indivíduo. Elas podem ser formuladas principalmente por iniciativa dos poderes executivo ou legislativo (Presidente da república e Ministério/deputados e senadores), separadas ou conjuntas a partir de demandas e propostas da própria sociedade em seus diversos seguimentos.

A participação da sociedade na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas em alguns casos é assegurada na própria Lei que a institui, assim como leis para a educação, e saúde, a sociedade participa ativamente mediante os conselhos em nível, municipal, estadual e federal, através de audiências públicas, encontros e conferências setoriais, são também instrumentos que vem se afirmando nos últimos anos como forma de envolver os diversos seguimentos a sociedade em processo de participação e controle social.

As políticas públicas normalmente estão constituídas por instrumentos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação, encadeados de forma integrada e lógica através de planos, programas, ações e atividades.

 Planos: estabelecem diretrizes, prioridades e objetivos gerais a serem alcançados em períodos longos, como os planos decenais da educação tem o sentido de estabelecer objetivos e metas a serem alcançados pelo governo e pela sociedade ao longo de 10 anos a educação básica que compreende da pré-escola ao final Ensino Fundamental “Programa Brasil Alfabetizado”.

 Programas: estabelecem objetivos gerais e específicos focados em determinado tema, público, conjunto institucional ou área geográfica, exemplos de programas sociais do governo federal. “Erradicação do Trabalho infantil”.

 Ações: visam o alcance de determinado objetivo estabelecido pelo programa.

• Distribuição de renda;

• Aumentar o número de jovens e adultos em curso de graduação

• Resgatar crianças em trabalho de adultos e situação de risco.

 Atividade: visa à concretização das ações.

• Aumentar o poder aquisitivo de famílias pobres;

• Mão de obra qualificada;

• Colocar todas as crianças na escola;

 Planos e Programas sociais oferecidos pelo Governo Federal

• Mais Médicos – ampliação da oferta de profissionais da saúde nos municípios;

• Brasil sem Miséria – O governo chegando onde a pobreza está;

• PRONATEC – Cursos de educação profissional e tecnológica;

• Bolsa Família – transferência de renda;

• Minha Casa minha Vida – Concretizar o sonho da casa própria;

• Saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com