TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produto Interno Bruto

Monografias: Produto Interno Bruto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

O Produto Interno Bruto (PIB) é o conjunto da produção de bens e serviços finais num país durante um ano, contando inclusive a arrecadação de impostos sobre a produção. De acordo com o Jornal O Globo, a coleta é feita em três grandes setores: agropecuária, indústria e serviços. Os dados também podem ser apresentados sob a ótica da demanda, mostrando o consumo de cada grupo: família, governo, investimento de indústria e construção civil, exportações e importações. Veja o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil na última década e sua evolução nos quatro trimestres de 2012.

Como podemos perceber, no ano de 2009 registrou o PIB mais baixo de - 0,3, graças a crise econômica de 2009 e o ano que o país mais cresceu foi em 2010, com o chamado Pibão, de 7,5% graças a rápida recuperação da ecnomia brasileira diante da crise mundial. Mas, nesse trabalho, iremos focar no resultado do PIB de 2012, que foi de apenas 0,9%, sendo que um resultado baixo para o PIB de 2012, já havia sido previsto pelo Credit Suisse.

O Credit Suisse reduziu sua previsão para o crescimento da economia brasileira em 2012 de 2% para 1,5%. Segundo o Jornal O Globo, na época, o Boletim Focus, do Banco Central, estimava expansão do PIB em 2,3%. Por isso, a nova projeção provocou polêmica. Principalmente, por causa da reação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que não hesitou em classificar o 1,5% como “piada”.

NÃO ERA PIADA

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012 foi divulgado no início do mês de Março e definitivamente não agradou a ninguém, foi uma decepção, resultado de 0,9% de crescimento em 2012 que foi aquém das expectativas, uma vez que, o governo fez, e tem feito, estímulos a economia no ano passado, por exemplo, o investimento público, como o PAC, baixou os juros, aumentou o crédito, desvalorizou o câmbio e fez desonerações tributárias, e isso explica bem por que o consumo das famílias cresceu, e chega a representar 68,5% do PIB, entretanto, Mônica de Bolle, economista da Galanto Consultoria, falou ao jornal O Globo que o país cresceu apenas 0,9% apesar de todos os incentivos do governo, em parte porque estes incentivos foram feitos de qualquer maneira, sem uma estratégia, focados no consumo, mas sem objetivos claros. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o fraco desempenho da economia no ano passado se deveu, especialmente,ao descompasso entre a expansão do consumo interno e o investimento, que caiu 4%.

Segundo o jornal O Globo, esse resultado pífio do PIB de 2012, de 0,9%, fez com que o Brasil deixasse o posto de sexta maior economia do mundo para o Reino Unido, caindo para a sétima colocação.[

RESULTADOS NEGATIVOS DO PIB

 Queda na taxa de investimento e poupança

 Queda da industria

 Agropecuária

RESULTADOS POSITIVODO PIB

 Serviço

 Consumo das familias

OPINIÃO OTIMISTA

A opinião otimista que mais me chamou a atenção partiu do governo, que segundo O Globo, olha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com