TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa Nacional De Imunização

Artigo: Programa Nacional De Imunização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Com o objetivo de tratar dos constantes surtos e epidemias de doenças, em 1973 foi projetado o Programa Nacional de Imunização. Apesar dos temores iniciais da população, o programa se tornou respeitado internacionalmente, mas não sem grande esforço e dos sistemas criados para que ele funcionasse corretamente. No referido texto, será apresentado parte da história desse programa, mostrando o inicio e como ele funciona nos dias atuais.

Anteriormente as ações imunizantes eram feitas isoladas, para o controle de doenças específicas. Agora, com o objetivo de avaliar os riscos de possíveis surtos ou epidemias, pela quantidade de vacinas aplicadas e de pessoas que foram vacinadas, em determinado período de tempo, em determinada região,o Programa Nacional de Imunização –PNI, com seu foco na ação imediata em surtos e epidemias, veio se tornar um programa respeitado internacionalmente.

Para coordenar as ações de imunização, foi formu+lado o” Programa Nacional de Imunizações – PNI”em 1973. Em 1975 foi institucionalizado o PNI, resultante do somatório de fatores, de âmbito nacional e internacional, que convergiam para estimular e expandir a utilização de agentes imunizantes, buscando a integridade das ações de imunizações realizadas principal do objetivo do programa é ofereceras vacinas disponíveis O programa Nacional de Imunização foi projetado no país com o objetivo de normatizar a imunização em nível nacional. O PNI passou a coordenar, assim, as atividades de imunizações desenvolvidas rotineiramente na rede de serviços e, para tanto, traçou diretrizes pautadas na experiência da Fundação de Serviços de Saúde Pública (FSESP), com a prestação de serviços integrais de saúde através de sua rede própria. A legislação específica sobre imunizações e vigilância epidemiológica (Lei 6.259 de 30-10-1975 para todas as crianças nascidas, tentando vacinar 100% em todos os bairros e municípios.

Para que o programa funcionasse corretamente, foi criado o SI-PNI: um conjunto de sistemas.OSubsistema de Avaliação do Programa de Imunizações – API, que fornece informações de cobertura de vacina, em campanhas e rotina; e o Subsistema de Estoque e Distribuição de Imunobiológicos – EDI - que controla o estoque e a distribuição dos imunobiológicos em âmbito Estadual e Federal.

Atualmente o programa está inserido na OMS –Organização Mundial de Saúde, recebendo apoio financeiro da UNICEF e contribuições do Rotary Internacional e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Nos seus 27 anos de existência, o PNI ampliou a cobertura vacinalmédia da população, em menores de um ano, para 90% (Brasil, 1998). Além disso, em 1994, o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação da poliomielite, como foi citado acima. A estratégia do estabelecimento dos dias nacionais de vacinação, iniciada em 1980 e mantida até hoje, permitiu ampliar significativamente a cobertura vacinal da população. Ficam evidentes os significativos resultados alcançados pelo esforço do país em ampliar o nível de proteção da população contra as doenças que podem ser prevenidas por imunização.

Segundo Humberto Costa, Ministro da Saúde, desde que foi criado, em 18 de setembro de 1973, o PNI procura não apenas cumprir sua missão. Nessas três décadas, tornou-se ação de governo caracterizada pela inclusão social, na medida em que assiste todas as pessoas, em todos os recantos do País, sem distinção de qualquer natureza. Seja rico ou pobre, more no litoral ou nos sertões, seja velho ou jovem, o brasileiro sabe que pode contar com vacina de boa qualidade em todos os momentos de sua vida. Não existem excluídos para o PNI. As vacinas do programa estão à disposição de todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com