TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Prova Radio TV

Por:   •  8/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.290 Palavras (14 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 14

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS DE TELEVISÃO/RADIODIFUSÃO  

1º Problema

[pic 1]

Respostas: 1.1B, 1.2B, 1.3D, 1.4C, 1.5C

2º  Problema

a ) Explicar como ocorre a reverberação nos sinais de áudio.

A reverberação ocorre quando o som refletido atinge o observador no instante em que o som direto está sendo extinguido, desta forma o som original é ouvido somado a diversos sons idênticos atrasados no tempo em relação ao original, não sendo possível distinguir o som refletido do som original.

Diferente do eco que se escuta duas vezes o som, pois o intervalo da chegada das ondas no observador é maior.

[pic 2]

A reverberação é composta, como mencionado no início, principalmente por ondas de maior frequência, ou seja, sons na faixa médios para agudos. Isso porque são as ondas que se refletem com maior facilidade - as ondas correspondentes aos sons graves são absorvidas com maior intensidade.

b ) Qual o processo usado para eliminar a reverberação e o eco do ambiente de gravação de áudio?

Revestir as paredes com material apropriado para evitar a reflexão das ondas sonoras.

Em uma sala recoberta com carpetes, quadros, móveis de tecido, cortinas, etc.. haverá pouca ou quase nenhuma reverberação perceptível.

3º Problema

Dois carros de trio elétrico irradiam num ponto níveis de pressão sonora de 85 dB e 77 dB. Determinar o nível de pressão sonora total no ponto.

4º Problema

O nível de pressão sonora de uma máquina num ponto da fábrica é 78 dB enquanto o nível de pressão sonora no mesmo ponto com a máquina desligada é de 70 dB. Calcular o nível de pressão sonora gerado pela máquina.

5º Problema

Calcular o nível de pressão sonora no centro de uma sala quadrada devido a uma caixa acústica no canto da sala que irradia um nível de potência  sonora de 80 dB na freqüência de 1,0 kHz. As paredes da sala têm 3, 0 m de comprimento assim como a altura da sala e são construídas de concreto. A sala está vazia e a constante de absorção sonora para o ar é de 50%.


2ª LISTA DE EXERCÍCIOS DE TELEVISÃO/RADIODIFUSÃO

1º Problema

a ) Descrever o princípio de funcionamento de microfones dinâmico e microfone a condensador. Dizer qual é o mais sensível e explicar porque.

Microfone Dinâmico: Este microfone não necessita de energia elétrica para funcionar, nem de pré-amplificador, possui uma construção mais simples que o condensador, geralmente é mais robusto, resistente e barato. Ele é constituído por um diafragma justaposto a uma camada fina de grãos de carvão, condutor de eletricidade. Esta camada de carvão situa-se próximo a um imã. A vibração das ondas sonoras faz com que o diafragma também vibre, comprimindo mais ou menos a camada de carvão. Esta compressão acarreta uma movimentação da camada de carvão em relação ao imã e esta movimentação gera um sinal elétrico, que representa o som. A sensibilidade deste tipo de microfone não é tão boa quanto à do microfone tipo condensador: para registrar sinais com qualidade o som captado tem que ser suficientemente forte. Isto significa que microfones dinâmicos funcionam melhor quando posicionados bem próximos da fonte sonora.

Microfone Condensador: Necessita de energia para funcionar, O diafragma utilizado neste tipo de microfone é bem mais fino e delicado do que o utilizado no tipo dinâmico, o que se traduz em aumento de sensibilidade.

Existem dois tipos de elementos condensadores: um deles, encontrado nos microfones mais sofisticados, é constituído de duas placas de metal muito próximas uma da outra, uma rígida e outra flexível, fazendo o papel de diafragma; a energia fornecida pela fonte externa mantém as placas energizadas. Quando as ondas sonoras atingem a placa flexível, fazem com que a mesma vibre, alterando deste modo sua distância em relação à placa rígida (mais perto / mais distante): esta variação na distância entre as placas cria uma variação na voltagem, traduzindo-se no sinal elétrico que representa o som.

O outro tipo, encontrado nos microfones tipo condensador menos elaborados, é o eletreto-condensador. Neste tipo as placas são permanentemente energizadas; porém o sinal elétrico gerado é muito fraco, necessitando assim de uma amplificação: este pré-amplificador está embutido dentro do próprio microfone e, como todo circuito eletrônico, necessita de energia para funcionar, assim, este tipo de elemento condensador também utiliza energia fornecida por pilhas, baterias ou phantom Power (energia fantasma).

b ) Descrever os tipos de microfones de acordo com sua aplicações.

MICROFONE DINÂMICO:   

Microfone de campo: microfone que é utilizado fora do estúdio. É mais robusto, menos sensível e frágil, comparado ao de estúdio.

MICROFONE CONDENSADOR:

Microfone de estúdio: utilizado em estúdios para gravações musicais, capta excepcionalmente bem os sons, porém é muito delicado e sensível ao manuseio.

Microfone de mão: Utilizados em entrevistas, reportagens, shows musicais, discursos.

Microfone de uso mais genérico, utilizado na mão ou em pedestal. Tem sua construção voltada para a captação de sons muito próximos do mesmo; sons mais distantes não são captados com a mesma clareza.

Microfone sem fio:

Geralmente os microfones deste tipo são de lapela ou de mão.

Microfone instrumental: Possui a finalidade específica de gravar instrumentos musicais e gravações de vídeo, suspenso ou camuflado próximo a pessoas falando.

Microfone de lapela: Geralmente é utilizado em entrevistas em estúdio, onde há necessidade de captura muito boa do som e ao mesmo tempo o desejo de escondê-lo ou, pelo menos, torná-lo mais discreto do que o microfone de mão.

A maioria dos microfones deste tipo é ou do tipo omnidirecional ou cardióico. Se o ruído no ambiente não for problema, o omnidirecional pode ser utilizado, caso contrário, deve ser utilizado o tipo cardióico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (412.1 Kb)   docx (574.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com