TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas da Prova de Bioética

Por:   •  2/10/2015  •  Seminário  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  4.297 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina de Bioética e Aspectos Legais da Profissão

Exercício de revisão e fixação

1. O que você entende por humanização em enfermagem? Dê exemplo de situações que caracterizam a humanização em enfermagem.

R: Entendo por humanização em enfermagem o respeito aos direitos e à dignidade do ser humano. Exemplo: quando trocamos o paciente na frente das outras pessoas sem ao menos tampar suas partes intimas.

2. Qual o significado da sigla COREN?

R: Conselho Regional de Enfermagem.

3. Qual o significado da sigla ABEn?

R: Associação Brasileira de Enfermagem.

4. Qual o significado da sigla COFEN?

R: Conselho Federal de Enfermagem.

5. Qual o significado da sigla SEESP?

R: Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo.

6. Qual o significado da sigla C.E.E?

R: Comissão de Ética em Enfermagem.

7. Qual Lei que em seu Art. 11 diz que o Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem. Ao enfermeiro incube, legalmente, em caráter privativo, a assistência aos pacientes graves em risco de vida.

R: Lei nº 7.498/86

8. Qual o significado da sigla SUS e seus princípios?

R: Sistema Único de Saúde (SUS).

Princípios do SUS Doutrinário:

Universalidade: ideal a ser alcançado, indicando, ou seja, saúde é direito de todos independente de raça, cor, religião e sexo. Isso é dever do Estado (Governo Federal, Estadual, Municipal e Distrito Federal).

Equidade: Diminuir a desigualdade, alcançando a igualdade de oportunidades de sobrevivência. Todos os cidadãos são iguais.

Integralidade: Prevenção de riscos e agravos e assistência a doentes, promoção da saúde e reabilitação (tratamento).

Princípios do SUS Organizativos:

Regionalização e Hierarquização: Facilitar a gestão do sistema e favorece ações mais localizadas para minimizar os problemas da comunidade. Permite uma abrangência maior em relação aos problemas locais de cada comunidade gerando assim maior eficiência no seu acompanhamento e solução.

Descentralização e Comando Único: Redistribuição das responsabilidades. Quanto mais perto do fato a decisão a ser tomada mais possibilidade de acerto. Municipalização – reforço do poder municipal para atenuar problemas locais, responsabilidade na implementação de ações.

Participação popular: Lei Organica da Saúde- Lei 8.142/90 e 8.080/90.

Conselhos de saúde: Nacional, Estadual, Municipal e Federal.

9. Qual o significado da sigla CONEP?

R: Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

10. Qual a finalidade do COREN?

R: O objetivo primordial do Conselho é zelar pela qualidade dos serviços dos profissionais de Enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética e cumprimento da Lei do Exercício Profissional. Prestar atendimento aos profissionais que atuam no estado São Paulo, regularizando o exercício profissional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem.

11. Qual a finalidade da ABEn?

R: A ABEn tem por finalidade congregar enfermeiros, obstetrizes, técnicos, auxiliares e acadêmicos de enfermagem; é uma associação de caráter cultural, cientifico e político, com personalidade jurídica de direito privado e com numero ilimitado de associados.

12. Quais são as penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem? Descreva cada uma.

R: Art. 18, da Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973

I-Advertência verbal: A advertência verbal consiste numa admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

II-Multa: A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional a qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

III-Censura: A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem.

 IV-Suspensão do exercício profissional: A suspensão consiste na proibição do exercício da Enfermagem por um período não superior a 29 (vinte e nove) dias e será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem.

V-Cassação do direito ao exercício profissional: A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem e será divulgada nas publicações dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

13. O que você entende por Bioética?

R: bioética diz respeito ao campo de estudo sistemático, plural e interdisciplinar, envolvendo questões morais teóricas e práticas, levantadas pela medicina e ciências da vida, enquanto aplicadas aos seres humanos à relação destes com a “biosfera”.

Surgiu nos meios de pesquisa, nos laboratórios de experimentação, com cientistas se perguntando sobre a validade ética de determinados procedimentos técnico científico.

14. Quais são as preocupações da Bioética?

R: Preocupa com questões sobre o nascimento e morte do ser humano: Métodos de fecundação; Manipulação de células troncos e embriões; Eutanásia e Distánasia; Transplantes de órgãos; Doações de órgãos.

15. Descreva 3 (três) finalidades das Comissões de Ética de Enfermagem.

R:

  1. Divulgar o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem;
  2. Zelar pelo exercício ético dos profissionais de Enfermagem nas instituições;
  3. Prestar consultoria aos Profissionais de Enfermagem.

16. Quais são os membros da equipe de enfermagem que podem fazer parte das Comissões de Ética de Enfermagem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com