TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social

Casos: Questão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 02- Behring discute no seu livro de Fundamentos de política social, 2006, que “a política social está alicerçada em perspectivas teórico-metodológicas do pensamento social, abordando o surgimento da questão social que repercutiu diretamente na formação conceitual das políticas sociais, assim como o surgimento do welfare state nos países da Europa e dos EUA”.

Dessa forma expliquem a influencia das 3 correntes do pensamento social na conceituação das políticas sociais, exemplificando!

Resposta: Segundo o livro de Behring as três perspectivas teórico-metodológicas do pensamento social apresentadas foram, a perspectiva funcionalista, idealista e o marxismo.

O funcionalismo se refere a uma corrente sociológica associada à obra de Émile Durkheim. Para ele cada instituição exerce uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. Sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada ao estudo do fato social, que segundo Durkheim, apresenta características específicas: exterioridade e a coercitividade. O fato social é exterior, na medida em que existe antes do próprio indivíduo, e coercitivo, na medida em que a sociedade impõe tais postulados, sem o consentimento prévio do indivíduo.

A estrutura funcionalista tem a visão de que a sociedade é constituída por partes (polícia, hospitais, escolas, fazendas etc.). Cada parte possui suas próprias funções e trabalham em conjunto para promover a estabilidade social. A ideia de função tem um papel muito importante no Funcionalismo, modelando o desenvolvimento de toda a análise funcional. De fato, o Funcionalismo é basicamente o estudo das funções e suas consequências.

O idealismo é a doutrina que considera a idéia como princípio do conhecimento, ou do conhecimento e do ser. Sistema que, admitindo como certas só as idéias do eu, supõe mera aparência a existência do mundo corpóreo, em que a verdadeira realidade está no mundo das ideias, das formas inteligíveis, acessíveis apenas à razão.

O marxismo é o conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels, ele interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí consequentes. O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.

Sabendo o que foi explicado pelas perspectivas acima, podemos dizer que as politicas sociais foram orientadas pela corrente funcionalista, onde cada instituição exerce uma função específica na sociedade temos a divisão social do trabalho com influencia da corrente idealista e a contribuição marxista, visto é claro que vivemos em um mundo capitalista, a exemplo de politica social brasileira podemos citar o programa Jovem Aprendiz porque alavanca a promoção social via educação, permitindo oportunidades de geração de renda e trabalho, ou seja, é uma politica social funcionalista alicerçada também no marxismo e no idealismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com