TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social

Artigo: Questão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

A pobreza é expressão direta dos impactos trazidos pelas expressões da questão social, e se fundamenta pelo desenvolvimento desigual vivenciado entre acumulação e miséria.

Na expansão capitalista, a pobreza se expressa e se evidencia cada vez mais pela precarização nas relações de trabalho, pela mão de obra barata, pela vulnerabilidade perante a condição de

trabalhador, pelo desemprego, caracterizando além de situações de miséria econômica, ausência de direitos. Nos primórdios da profissão a questão social era vista e tratada como questão moral, religiosa, inerente à natureza desajustada e/ou patológica dos indivíduos e grupos sociais com os quais mantinha relações profissionais. A partir do Movimento de

Reconceituação e, sobretudo, pós 1980, a questão social passa a ser considerada como expressão dos antagonismos e desigualdades da sociedade capitalista brasileira, portanto, sendo vista como “questão política” inerente às condições de vida indignas e desumanas da maioria da população e expressão dos movimentos persistentes desta em resistir, tornar-se cidadã em plenitude e dar novos rumos a essa sociedade.

A questão social hoje, mais do que nunca, é complexa, adquire dimensões amplas e profundas. Adentra-se a um novo milênio com incertezas, crises e de dilemas de toda ordem e natureza. Um milênio com progressos imensuráveis, mas também misérias. Incomensuráveis e violências diversas em todos os cantos e lugares. Vivencia-se a era da globalização dos países, das regiões, da ideias, dos costumes, dos povos. Como o Serviço Social vê e enfrenta a questão social, matéria prima principal da atuação profissional dos Assistentes Sociais em seus processos de inserção no país? O objetivo deste trabalho é delinear alguns pontos importantes da relação do Serviço Social com a questão social hoje.

As expressões da questão social na atualidade são; Desemprego, analfabetismo, fome, violência, favelas, entre outros.

Os assistentes sociais trabalham com a questão social, nas mais variadas expressões cotidianas, e como os sujeitos a vivenciam no trabalho, família, habitação, saúde, assistência social no acesso aos serviços públicos etc. Onde o mesmo busca sanar tais mazelas.

Vivemos tempos de perplexidades onde impera a lógica da exclusão e desenvolve-se a cultura da insensibilidade (proximidade física e distanciamento social): a precarização do trabalho, o desemprego estrutural, os inutilizados socialmente, a guetização das cidades, as atividades mafiosas, as violências contra crianças, adolescentes, pais, mulheres, idosos, a miserabilidade no espaço público, o esvaziamento simbólico de pressupostos éticos como igualdade, liberdade e justiça social.Expressões da questão social se manifestam em todos os espaços e tempos sociais e institucionais, conformando uma humanidade de privações e sem direitos - à vida, teto, terra, emprego estável protegido, escolarização, proteção social, alma, identidade – deixando visível e em situação desconfortável os sujeitos estratégicos ou responsáveis pelo seu enfrentamento - o Estado, o mercado e a sociedade civil organizada.

As respostas dadas pelo Estado às manifestações da questão social são limitadas e não conseguem ultrapassar o viés da emergência, da assistência, do clientelismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com