TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESÍDUOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Projeto de pesquisa: RESÍDUOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

ESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM

CANTEIRO DE OBRAS

Alunos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Pio Décimo

Autores: Jacqueline Rodrigues Santos Oliveira Torres; Leila; Daniela Brandão Siqueira; Danilo Mendonça; Jessica Neyrielli.

ARACAJU – 2011

Resumo: A construção civil é uma das principais geradoras de resíduos sólidos urbanos. Ela também consome em grande quantidade os recursos naturais na sua cadeia produtiva. Por isso, a gestão de resíduos em canteiro de obras seria um método eficaz encontrado para diminuir os estragos causados por esse tipo de empreendimento. O presente estudo foi delineado para tornar prática e eficaz a gestão dos resíduos da construção civil (RCCs) em um canteiro de obras. Para proceder de forma correta com o projeto de gestão de RCCs buscou-se em normas, resoluções e publicações o conhecimento necessário sobre o assunto. Os RCCs gerados foram identificados conforme a Resolução CONAMA nº 275 e classificados conforme a Resolução CONAMA nº 307 e a NBR 15114. O conhecimento adquirido serviu como orientação para a instalação dos dispositivos, acessórios de coleta, de acondicionamento, modelos de transporte interno e externo, e destino dos RCCs. O acondicionamento foi feito em baias, bombonas metálicas ou sacos. Alguns problemas foram resolvidos adequadamente no decorrer do trabalho com a ajuda e com alternativas propostas pelos

funcionários, para assim agilizar e facilitar o trabalho destes. A gestão de RCCs foi muito bem aceita por todos os trabalhadores da obra. Porém no início eles eram um pouco receosos. Com as palestras de conscientização os funcionários aceitaram cooperar com a gestão de RCCs. Tendo em vista os resultados obtidos com este trabalho, foi concluido que a segregação dos RCCs feita no canteiro de obras por funcionários é eficaz pois reduz o desperdício, aumenta a reutilização, promove o destino final correto para os RCCs e com isso reduz os impactos ambientais. Evitar desperdícios, reaproveitar e reciclar materiais são ações que só tem a agregar valores aos processos de desenvolvimentos produtivos, onde a construção civil é um deles.

1) INTRODUÇÃO.

A geração dos Resíduos da Construção Civil – RCC se deve, em grande parte, às perdas de materiais de construção nas obras através do desperdício durante o seu processo de execução, assim como pelos restos de materiais que são perdidos por danos no recebimento, transporte e armazenamento.

Dentre os inúmeros fatores que contribuem para a geração dos RCC estão os problemas relacionados ao projeto, seja pela falta de definições e/ou detalhamentos satisfatórios, falta de precisão nos memoriais descritivos, baixa qualidade dos materiais adotados, baixa qualificação da mão-de-obra, o manejo, transporte ou armazenamento inadequado dos materiais, a falta ou

ineficiência dos mecanismos de controle durante a execução da obra, ao tipo de técnica escolhida para a construção ou demolição, aos tipos de materiais que existem na região da obra e finalmente à falta de processos de reutilização e reciclagem no canteiro.

Além das construções, as reformas, ampliações e demolições são outras atividades altamente geradoras de RCC.

A autoconstrução e as pequenas reformas feitas com a contratação de pequenos empreiteiros são responsáveis por parte dos RCC e, embora gerem pequenos volumes, na maior parte dos casos são transportados de forma inadequada e descartados em locais impróprios, trazendo desconforto à população do entorno, uma vez que junto com os RCC também são descartados pneus, móveis, resíduos domésticos, animais mortos etc.

2)DESPERDÍCIO

Na construção civil, em cada uma das etapas de uma obra acontecem perdas e desperdícios de materiais, gerando RCC tanto na sua concepção quanto na execução e posterior utilização.

Na fase de concepção é corriqueiro acontecerem diferenças entre as quantidades previstas e as realmente utilizadas na obra.

Na execução a geração de RCC ocorre de duas formas distintas, existindo aqueles que são descartados e saem das obras, denominados entulho, e os desperdícios que terminam incorporados à obra, como por exemplo, a sobre-espessura de emboço. Existem estudos que afirmam ser de 50% a taxa de ocorrência de

cada um deles.

Na construção civil, a redução das perdas e desperdícios passou a ser importante fator para a sobrevivência das construtoras e para a adequação ao mercado, porém a necessidade de minimizar a geração dos RCC, não resulta apenas da questão econômica, pois se trata fundamentalmente de uma ação importante para a preservação ambiental.

3) A RESOLUÇÃO 307/2002 DO CONAMA

A Resolução 307/2002 estabeleceu e determinou a execução de um PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RCC, cabendo aos Municípios e Distrito Federal, buscar soluções para o gerenciamento dos pequenos volumes de resíduos, bem como com o disciplinamento da ação dos agentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com