TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realize As Atividades Propostas E Compartilhe Os Textos Elaborados Por Você Através Da FerramentaExposição

Ensaios: Realize As Atividades Propostas E Compartilhe Os Textos Elaborados Por Você Através Da FerramentaExposição. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

Realize as atividades propostas e compartilhe os textos elaborados por você através da ferramentaExposição.

1. A partir do vídeo da TV Brasil sobre a história do geógrafo Milton Santos, intitulado "Milton Santos - De Lá Pra Cá - 12/06/2011", apresente uma breve síntese (8 a 10 linhas) sobre a importância das ideias deste para a humanidade em geral, especialmente no que diz respeito a contribuição do que ele chama de "homem lento."

2. Ao longo deste tópico de estudos estudamos que, para compreender o mundo atual, não basta estudar primeiro a localização de cada continente (e dos países), depois seu relevo, seu clima etc., sem estabelecer grandes ligações entre esses vários aspectos. Nesse sentido, por que devemos considerar a teoria de Milton Santos, que tem como eixo principal a "Formação Econômica e Social", uma teoria válida para o entendimento do espaço geográfico? Justifique sua resposta.

3. Difundiu-se, no mundo, a ideia de que a capacidade de consumir em níveis cada vez maiores significa que as pessoas estão vivendo em melhores condições do que no passado, pois associa-se consumo ao desenvolvimento econômico. Por outro lado, o consumo também pode trazer impactos negativos, pois estes podem causar danos à base de recursos ambientais e exacerbar os padrões de desigualdade. Destaque outros itens que podem ser considerados positivos e negativos para a sociedade e que estejam diretamente associados à temática que desenvolvemos.

1- Em muitos aspectos, Milton Santos foi um homem à frente de seu tempo, foi o maior geográfo de todos os tempos. Ele deu um sentido humano a geografia, criticou no que se diz em globalização perversa, e viu na população pobre um importante fator social. Ele consegue modificar o ponto de vista,dos métodos, dos objetos, de temas, as desigualdades relacionadas aos processos. Faz uma síntese do território e do lugar que muda o ponto de vista da geografia e faz varias críticas a globalização. Ele incorpora a periferia e os homens pobres a geografia. O homem lento, normalemente vindo da periferia e sem dominio das atividades das pessoas da cidade, é aquele que não usufrui da técnica, que não tem celular e outros aparelhos para facilitar sua vida e agilizar atividades, domina mais as atividades em grupo

2- É totalmente válida. Santos cita que a geografia tem um sentido amplo, e não somente os estudos dos relevos ou localizações, deve-se levar todos os argumentos relacionados a palavra geografia. Estudou a parte dos menos favorecidos que estão nas periferias, e todo o território que esta presente. Cita que os menos favorecidos não vão mais se sujeitar as leis dos estados, então se revoltando contra ele.

3 - Existem inúmeros pontos positivos e negativos. Os pontos positivos são como os avanços na medicina, onde a expectativa de vida aumentou muito. Outros aspectos como a comunicação, a locomoção, e a grande tecnologia disponível a todos. Com os avanço desses recursos, foi facilitado muito a vida de todos. Os pontos negativos são as desigualdades sociais presente em todos os lugares, a poluição das grande cidades e a intensa desmatação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com