TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTAS DE TEXTO: ESTABELECENDO INSTRUÇÕES PRINCÍPIOS DE GUIA PRINTS, ANÁLISE E INTERPRETAÇÕES TEXTO

Tese: PROPOSTAS DE TEXTO: ESTABELECENDO INSTRUÇÕES PRINCÍPIOS DE GUIA PRINTS, ANÁLISE E INTERPRETAÇÕES TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 5

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO (IPT)

Aula 4 - NOÇÕES DE TEXTO: UNIDADE DE SENTIDO

DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

O texto não é um aglomerado de frases. Não se pode isolar frase alguma do texto e tentar conferir-lhe o significado que se deseja. Uma mesma frase pode ter significados distintos dependendo do contexto dentro do qual está inserida. Para se fazer uma boa leitura, deve-se sempre levar em conta o contexto. Entende-se por contexto uma unidade linguística maior onde se encaixa uma unidade linguística menor. Assim, a frase encaixa-se no contexto do parágrafo, o parágrafo no contexto do capítulo e este no contexto da obra toda.

ESQUEMA: a leitura analítica é um método de estudo que tem como objetivos:

- favorecer a compreensão global do significado do texto;

- treinar para a compreensão e interpretação crítica dos textos;

- auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico;

- fornecer instrumentos para o trabalho intelectual desenvolvido nos seminários, no estudo dirigido, no estudo pessoal e em grupos, na confecção de resumos, resenhas, relatórios.

Seus processos básicos são:

- ANÁLISE TEXTUAL: preparação do texto - trabalhar sobre unidades delimitadas (um capítulo, uma seção, uma parte etc., sempre um trecho com um pensamento completo); fazer uma leitura rápida e atenta da unidade para se adquirir uma visão de conjunto da mesma; levantar esclarecimentos relativos ao autor, ao vocabulário específico, aos fatos, doutrinas e autores citados, que sejam importantes para a compreensão da mensagem; esquematizar o texto, evidenciando sua estrutura redacional.

- ANÁLISE TEMÁTICA: compreensão do texto – determinar o tema-problema, a ideia central e as ideias secundárias da unidade; refazer a linha de raciocínio do autor, ou seja, reconstruir o processo lógico do pensamento do autor; evidenciar a estrutura lógica do texto, esquematizando a sequência das ideias; problematização do tema (qual dificuldade deve ser resolvida? Qual o problema a ser solucionado?); como o autor responde aos problemas? Que posição assume, que ideia defende? Surge, então, a tese ou ideia mestra que deve ser sempre uma oração, um juízo completo e nunca apenas uma expressão, como ocorre no tema. Valendo-se do raciocínio e da argumentação é que o autor expõe seu pensamento e transmite sua mensagem, demonstra sua posição ou tese. É a análise temática que serve de base para o resumo ou síntese de um texto (o resumo é a síntese das ideias do raciocínio e não a mera redução de parágrafos).

- ANÁLISE INTERPRETATIVA: interpretação do texto - situar o texto no contexto da vida e da obra do autor, assim como no contexto da cultura de sua especialidade, tanto do ponto de vista histórico como do ponto de vista teórico; explicitar os pressupostos filosóficos do autor que justifiquem suas posturas teóricas; aproximar e associar ideias do autor expressas na unidade com outras ideias relacionadas à mesma temática; exercer uma atitude crítica diante das posições do autor em termos de:

a) coerência interna da argumentação;

b) validade dos argumentos empregados;

c) originalidade do tratamento dado ao problema;

d) profundidade de análise ao tema;

e) alcance de suas conclusões e consequências;

f) apreciação e juízo pessoal das ideias defendidas.

- PROBLEMATIZAÇÃO: discussão do texto – levantar e debater questões explícitas ou implícitas no texto; debater questões afins sugeridas ao leitor.

- SÍNTESE PESSOAL; reelaboração pessoal da mensagem – desenvolver a mensagem mediante retomada pessoal do texto e raciocínio personalizado; elaborar um novo texto, com redação própria, com discussão e reflexão pessoais.

ATENÇÃO:

Os textos científicos e os filosóficos apresentam obstáculos específicos em relação aos literários. No caso de textos de pesquisa, acompanha-se o raciocínio mais rigoroso seguindo a apresentação dos dados objetivos sobre os quais tais textos estão fundados. O raciocínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com