TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recurso Humano e RH

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]ATIVIDADE AULA 01 e 02

RGM: 293-3210

ALUNO : Everton Zerbinate Garcia.

ATIVIDADE AULA 01

  1. A ARH pode ser vista como um Setor – Um Subsistema – Uma Função Administrativa – Uma função de Assessoria. Faça um entendimento sobre essas visões, simplificando cada uma delas. Aproveite para conceituar ARH;

R: Administração de Recurso humana, para ser entendida e realizar os seus papeis pode ser considerada como um sistema entregado de varias funções.

Como um setor, responsável pelas praticas de recrutamento e seleção, técnicas de descrição e de analise de cargos, treinamentos, praticas de salários.

Como um subsistema, entenda-se por subsistema a parte do sistema organizacional com funções bem definidas, a organização e considerada um sistema, as suas partes ( departamentos) são consideradas com subsistemas e cada subsistema tem as suas funções como bem definidas, tais como : produzir ( produção) comercializar (venda) criar produtos (marketing)

Como uma função administrativa, compreende desde o planejamento ate o controle (recrutamento, seleção, cargo, e salario, treinamento, segurança) requer do administrador certas competências e habilidades, destaca a habilidade humanística, capacidade de articular objetivos organizacionais frente aos objetivos das pessoas.

Como uma função de assessoria, o profissional de recursos humanos perdeu o espaço de um profissional manda chuva executor e que tomava as decisões, para ocupar um espaço de maior destaque e de maior amplitude, deixou de ser uma atividade isolada da empresa para se torna uma atividade de interação e de atuação em conjunto.

Conceituar ARH não é uma atividade mais fácil.

Acredita-se que o conceito, ou seja, que o significado da ARH depende do contexto organizacional e da importância dada pelo o empresário e essa atividade. A administração de recursos humano não e uma atividade relativamente nova, desde o movimento das escolas de relações humanas, a forma e o modelo de gestão de pessoas tiveram de ser repensados, começa a se falar em administração de recursos humanos por volta de 1930, porem essa atividade passa a ter corpo e rosto mesmo, por volta de 1970 a administração de recursos humanos evoluir a medida que os acontecimentos e as mudanças ocorrem nas organizações e no seu ambiente, nos últimos anos tem sido notável a transformação da área de recursos humanos e da administração de recursos humanos. Com alta velocidade, conceitos novos foram introduzidos, termos a ser cobrados das posições de liderança e de suas equipes e o próprio RH teve sua atuação renovada.

  1. Faça uma comparação do papel tradicional e o Inovador do RH; Comente sobre as observações citadas. Veja que na aula há um quadro com essas comparações;

R:

papel tradicional: so pensa em preencher vagas em aberta o mais rápido possível, valorizava muito os empregos anteriores dos candidatos, fechar folha de pagamento, fiscalizar os comportamento dos empregados, fazer cumprir a ordem.

Papel inovador do RH, formar lideres e equipes de trabalho, desenvolver plano de carreira, desenvolver senso de dono do negocio em seu colaborador, provocar mudanças para não ficarem na zona de conforto, preparar pessoas para assumir ou novo desafio, ser um negocio estratégico dentro da organização.

  1. No século XXI, o papel principal do profissional de recursos humanos é desenvolver a gestão de pessoas. Caracterize o perfil esperado de um  Administrador de recursos humanos de uma organização.

R:

Ser ético, ser orientado para resultados, ser orientado para as necessidades humanas, ser criativo, inovador e dinâmico, ser um visionário e um planejador.

ATIVIDADE AULA 02

  1. Liste pelo menos 03 políticas de Recursos Humanos, diga sua importância para alcance de resultados organizacionais? Justifique sua resposta.

R:

Politica de desenvolvimento de carreira: O funcionário ao fazer parte do quadro ele va ficar surpreendido ate que cargo ele pode alcançar dentro da empresa.

Politica de qualidade de vida o funcionário vai desenvolver melhor suas atividades sabendo que a empresa presa por seu bem estar e de sua família com cumprimentos de jornadas de trabalhos metas estabelecidos.

Politica de captação de talentos todos sabendo que a empresa tenha uma politica de captação interna primeiro para uma determinada vaga, os mais interessados vão se preparar para isso.

  1. Quais características são necessárias para que um bom líder seja reconhecido dentro e fora do ambiente organizacional? Caracterize-as;

R:

O líder tem que saber influenciar a sua equipe para chegar as metas estabelecidas, saber escutar e aceitar novas ideias de sua equipe o bom líder tem que conhecer suas equipe de trabalho por nome e função que cada um exerce dentro da organização. O bom líder não tem medo de ensinar o que sabe.

  1. Caracterize Liderança; De que forma essa conceito contribui na Administração de Recursos Humanos? Justifique sua resposta;

R:

a liderança requer competência e habilidade, além de certas características do administrador ou do gerente, tais como ser motivado, ser preparado, ser capacitado, ser atencioso, ser ético e assim por diante.

Se o profissional que exerce essa função na empresa não tiver esse dominós os empregados não vão reconhecer sua liderança no ambiente organizacional, essa atitude essa, que pode levar ao insucesso na administração de recurso humanos ou na realização dos resultados isto é no desempenho financeiro  

  1. Caracterize Fontes de poder de Liderança e Fontes de Poder Pessoal;

Poder de liderança

Poder de recompensa: e a capacidade de influenciar pessoas conseguir com que as coisas ou as tarefas sejam realizadas mediante a promessa de recompensa que atenda as expectativas e as necessidades das pessoas atração e dada pelo poder da recompensa financeira.

Poder coercitivo: é a capacidade de influenciar através da punição, da ameaça, das normas e regulamentos.

Poder legitimo: e a capacidade de influenciar pessoas e conseguir resultados através da autoridade concedida pelo cargo ocupado na organização.

 

Poder pessoal

Poder de especialidade: e a habilidade para influenciar através de conhecimentos especiais e a capacidade de alguém influenciar o comportamento de outras pessoas com base no seu conhecimento.

Pode de referencia: é a habilidade de influenciar através da identificação é a capacidade que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outras pessoas porque elas a admiram e querem se identificar positivamente com ela

BOM TRABALHO! 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (168 Kb)   docx (71 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com