TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacao da geopolitica com outras ciencias

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  1.436 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A geografia política é outro ramo da geografia humana, especializado na análise geográfica do estado tanto no seu desenvolvimento histórico como a sua estrutura atual também se ocupa dos aspetos geográficos das relações internacionais.

A geopolítica abarca discrepantes disciplinam das ciências humanas, como a Ciência Política, a Macroeconomia e evidentemente suas relações como o meio físico, com a população e daí sua estreita relação com a geografia. Podemos entender a geopolítica como um conjunto de estratégias traçadas por um Estado, como uma forma de se conquistar diferentes objetivos em diferentes momentos históricos, a exemplo da expansão territorial ou, sendo mais atual, a busca de novos mercados com a redução das barreiras comerciais. A geopolítica envolve um projeto de dominação por parte de um Estado nos mais diversos setores da economia e da sociedade.

Este institui um trabalho investigativo e avaliativo da cadeira da geopolítica, o mesmo debruça entorno das relações entre a geopolítica com outras ciências.

Este tem como objetivo:

  • Identificar a relação existente entre a geopolítica com outras ciências.
  • Analisar o pensamento de Vinves vive no que concerne o conceito da geopolítica.

Para a realização deste, eu contei com a interrogação bibliográfica e uma profunda cogitação em alguns conteúdos encontrados nos manuais.

1.Relação da Geopolítica Com Outras Ciências

1.1 Relação da geopolítica com História

Adepto a ideia de que a história estuda as ações do homem no tempo e no Espaço, existe uma relação com a geopolítica na medida em que estas ações praticadas pelo homem no tempo e no espaço obedeceram regras ou normas de conduta, traçado pelo estado, portanto tudo que o homem faz dentro de um território, deve obedecer regras, essas regras foram traçados pelo estado.

1.2 Relação da geopolítica com a Geografia

Partindo do pressuposto de que a geografia uma ciência da discrição do espaço, essa mesma discrição deve obedecer as politicas ou estratégias do estado num certo território, podendo considerar as relações entre os processos políticos e as características geográficas (como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional e geológico). 

A geopolítica pode ser considerada uma ciência intimamente relacionada com o saber estratégico, ou seja, quando um Estado-nação se propõe a conhecer um determinado território que considera fundamental para a afirmação dos seus interesses soberano, ZENO (2008:11).

1.3 Relação da geopolítica com Economia

Segundo SILVA (2003:2) afirma  que

As relações econômicas internacionais têm sido formuladas e construídas como um conjunto de relações entre países soberanos independentes, com fronteiras geográficas bem definidas e regras próprias de convívio político-social dentro dessas fronteiras. Nestas relações evidenciam-se o comércio exterior, o fluxo de capitais, a transferência de tecnologias e a própria movimentação de pessoas.


Vê-se atualmente, uma tendência de sobreposição da interdependência global à independência nacional, pois cada vez mais os estados nacionais estão transferindo mais espaço no soberano poder de decisão para as regras econômicas internacionais. Com isso, os países buscam estabelecer parâmetros de convivência para evitar guerras tarifárias e reduzir a presença de entraves à expansão do comércio, ZENO (2008:13).

.


O papel atribuído à geografia e a possibilidade de uma intervenção no processo de transformação da sociedade são interdependentes e decorrem da maneira como a disciplina é conceituada e qual o seu principal objeto de estudo.

Disponível https://pt.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Kjellén/Cessadonodia/29.08.2015

1.4 Relação da Geopolítica com Geoestratégias

Aparte da estratégia que depende de dados fornecidos pela geografia: terreno, meteorologia,  demografia, economia) ou política de um país com base em fatores geográficos e políticos, portanto existe uma relação de interdependências entre os dois ramos, porque essas estratégias desenvolvidos, faz se sentir num espaço geográfico que evidentemente obedece uma regra, e que é responsável pelas regras é o estado, SANTOS (2013:67-67).

1.5 Relação da Geopolítica com política.

Partindo do pressuposto de que a política denomina-se a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados, tem uma relação com a geopolítica na medida em que essas políticas de organização, direção e administração de nações serão empreendidas dentro de uns territórios, obedecendo um conjunto de critérios ou estratégias.

KJELLÉN fundou uma nova ciência política, dedicada a descrever o Estado"o Estado em toda a sua totalidade, tal como se manifesta na vida real". Enumerou, assim, os atributos do poder:

  • A geografia - analisada pela geopolítica, estabelece a relação entre o Estado e o seu território
  • A economia - analisada pela geoeconomia, estabelece a relação entre o Estado e a economia
  • A sociologia - analisada pela sociopolítica, estabelece a relação entre o Estado e a sociedade nacional
  • A política - definindo a forma, o poder e a vida do Estado.

Disponível https://pt.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Kjellén/Cessadonodia/29.08.2015

2.Reflexão Entorno do pensamento de VICENES VIVES quando profere que

A geografia política é outro ramo da geografia humana, especializado na análise geográfica do estado tanto no seu desenvolvimento histórico como a sua estrutura atual também se ocupa dos aspetos geográficos das relações internacionais.

Cabe aqui referenciar que a geopolítico (VINCES VIVES) trata a questão de “geografia dos estados, onde a nação é um ser orgânico dentro da natureza, portanto a terra e o estado são coisas inseparáveis, uma depende da outra as duas coisas tem um desenvolvimento histórico, porem este autor frisa ou focaliza a influência dos climas sobre o desenvolvimento das sociedades humanas. É imperiosos frisar que na história da evolução da sociedade existe elementos permanentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com