TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renovação Do Serviço Social

Trabalho Universitário: Renovação Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  1.896 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL V

CLÁUDIA LÍVIA MENDONÇA DA FONSECA

SIMONE LOURENÇO DA SILVA

O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

MACEIÓ

2014

CLÁUDIA LIVIA MENDONÇA DA FONSECA.

SIMONE LOURENÇO DA SILVA.

Resumo do livro DITADURA E SERVIÇO SOCIAL para obtenção de nota parcial da AB1 Apresentado à Professora de Fundamentos do Serviço Social V, apresentado a mestra Andreia Pacheco, do Curso de Serviço Social, da Universidade Federal de Alagoas.

MACEIÓ

2014

SUMARIO.

1.0 O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇO...............................04

2.0 TRAÇOS DO PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL........................................................................................05, 06

3.0 EROSÃO DO SERVIÇO SOCIAL

TRADICIONAL NO BRASIL...................................................07,08

4.0 BIBLIOGRAFIA...........................................................................09

2.2 O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

O processo de renovação do Serviço Social teve seu início na década de setenta no marco da autocracia burguesa, porém desenvolve-se mais do que a autocracia permitia. O serviço social ganha uma nova luz a partir das realidades atuais da época, um novo cenário, diferente de tudo que foi vivido desde o início da profissão que era ligado a caridade sem questionamentos onde até a década de sessenta, não apresentava polemicas de relevo. Não é que não existiam conflitos, existiam sim, mas as soluções eram diplomáticas assim não tinham problemas e nem traumas no âmbito profissional.

A ruptura com esse cenário teve fase no elemento caracterizado na renovação do serviço social sob a autocracia burguesa que era a Laicização ou seja o serviço social rompe com os incentivos religiosos em relação ao exercício profissional.

O serviço social modernizou sua metodologia e seus recursos para atender as instituições burguesas remodeladas do regime militar. Novos questionamentos e reflexões críticas do seu conteúdo metodológico e de sua prática profissional foram levantados. Não foi algo que ocorreu naturalmente, mas imposta pelo capitalismo burguês durante a modernização conservadora. Ao mesmo tempo que se servia o regime autocrático e suas demandas especificas ele tinha um aspecto contraditório em que segregavam elementos de oposição e contestação. A autocracia burguesa tinha poder para cancelar sua legitimidade. Essa autocracia dava condições de mudança para a renovação do Serviço Social mas de acordo com suas necessidades e interesse, ela também alterou a questão do trabalho

Enfim os assistentes sociais tiveram que deixar o aspecto tradicional do serviço social e aderir a traços racionais, deixar de lado o aspecto de pura caridade tão ligado a igreja católica em suas práticas assistencialistas. O que houve foi uma reformulação e devido estarem adeptos a autocracia burguesa passa a ser uma profissão que vai exigir nível superior, envolvimentos com outros cursos de formação, investigar, pesquisar, homogeneidade nas projeções interventivas entre tantas outras demandas.

2.2.1. TRAÇOS DO PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

“Com todo esse cenário diferente do Serviço Social antes e depois da vigência da autocracia burguesa fica um pouco mais claro o que consideramos o processo de renovação profissional que, obviamente não nos parece um simples e “natural” desenvolvimento das tendências e possibilidades existentes no interior do Serviço Social no pré 64”.

O processo de renovação não ocorreu de uma vez, as mudanças foram aos poucos e até hoje elas continuam.

Renovação como diz no texto é tudo que é um conjunto de características novas e m que o serviço social construiu a base do rearranjo de sua s tradições e com base no pensamento contemporâneo de acordo com a autocracia burguesa. Como se fosse de natureza profissional, em que a legitimação pratica, através de suas respostas e demandas sociais, sistematização, e de validação teórica, mediante a remissão ás teorias e disciplinas sociais.

A ação profissional interveem na vida dos trabalhadores, apresenta um conjuntos de características novas. A profissão apresenta vários leques de conhecimento e a construção da diversidade profissional, assim consolidado nos procedimentos que o embasam a legitimação prática e a validação teórica.

Todo fundamento da profissão tinha bases ético-morais, a legitimação pratica vinha da intenção do profissional e não existia validação teórica. Com a renovação do Serviço Social é validada a teoria e a legitimidade da pratica. O que o texto enfatiza como importante é a renovação no plano das suas elaborações ideais, destacadamente o esforço realizado para a validação teórica e ressalta a perspectiva que abriu para a conquista de um espaço na interlocução com os problemas e as disciplinas das ciências sociais.

O serviço antes estava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com