TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Uma Breve História da América Latina - Loris Zanatta

Por:   •  7/12/2021  •  Resenha  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha capitulo 2 Uma Breve História da América Latina - Loris Zanatta

O texto do capítulo 2 do livro Uma Breve História da América Latina do argentino Loris Zanatta busca explicar de forma resumida e compreensível os eventos acontecidos de 1800 até os dias atuais. Segundo o autor, a América Latina é um conceito histórico, não um espaço geográfico onde, a partir do século XVI, instalou-se a civilização ibérica (Portugal e Espanha). Que deixaram muitas heranças, mas duas heranças em especifico que acabam por unir esses países tão diferentes. A língua, que apesar de não ser única, são bem parecidas e de origem comum, e a religião católica, que acabou não sofrendo com os movimentos protestantes na América do Sul.

A primeira ideia que o livro introduz é exatamente a de uma “Unidade e Pluralidade”. A América Latina tem uma grande diversidade, fruto de culturas locais antigas, clima, posição geográfica entre outros, mas que mesmo assim seguem um caminho em comum, asfaltada pelas tradições ibéricas e católicas, e influências externas como a crise de 1929 e as Guerras Mundiais.

Loris Zanatta expõe o conjunto de eventos que transformou a América Latina, desde a colonização até os dias atuais, sem esquecer as características essenciais do território e dos seus habitantes antes da chegada dos europeus. De século a século, e de país a país, o autor correlaciona, de maneira brilhante, a história política, religiosa e ideológica das nações, convertendo diferentes histórias em uma história única. Este livro descreve o desenvolvimento da América Latina como uma terra de transformações, de revoluções e involuções, de frustrações e promessas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com