TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro - Politica Brasileira

Artigo: Resumo Do Livro - Politica Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 2

José Murilo de Carvalho compara a manutenção da unidade política brasileira e a fragmentação das colônias espanholas através de um estudo das elites coloniais. Pode-se perceber que o Brasil, como um todo, sempre manteve maiores laços com Portugal, mesmo Maranhão e Grao-Pará, que com administrações independentes tratavam diretamente com Lisboa. A presença da Corte nos últimos anos do período colonial teria tornado possível a solução monárquica no Brasil e em conseqüência a unificação do país e um governo relativamente estável e centralizado. O ciclo do ouro também foi outro fator poderoso para a criação de laços entre várias capitanias.

Na América espanhola observa-se maior distinção entre as bases econômicas de seus centros coloniais, como exemplo, o Peru, fortemente baseado em economia mineratoria, e as economias de subsistência como Chile, Equador e Norte da Argentina. No século XVIII, houve a crise da mineração e com um maior liberalismo da dinastia Bourbon as colônias espanholas enfraqueceram seus laços com a metrópole e ocorreu uma maior liberação do comercio intracolonial, resultando em diferentes economias locais independentes entre si.

No Brasil, um outro motivo que levou a manutenção de uma unidade, deve-se a vontade da elite de manter a escravatura. Mantendo uma unidade política centralizada ajudava a preservar a ordem e não deixar que houvessem revoltas escravas.

Outro fator importante para a manutenção da unidade brasileira foi a falta de universidades na colônia portuguesa, que mantinha uma hegemonia na forma de pensar da elite, que geralmente ia cursar direito em Coimbra. Diferentemente da America Espanhola que desde cedo já liberou a abertura de universidades nas suas colônias.7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com