TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Documentário: Encontro Com Milton Santos

Exames: Resumo Documentário: Encontro Com Milton Santos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  1.286 Visualizações

Página 1 de 2

O documentário do intelectual Milton Santos nos faz enxergar muitas coisas que não enxergávamos sobre a Globalização. Como ele mesmo diz, a Globalização existe com três faces: como fábula, como perversidade e como ela pode ser.

A Globalização como fábula seria o mundo que nos fazem ver; o princípio da sedução. A mídia, principalmente, desperta em nós o desejo desta. Almejamos o estilo de vida europeu. Tudo que vai surgindo, vai sendo criado/produzido mundo afora queremos usufruir também. Carros com motores cada vez mais potentes, aparelhos de celular cada vez mais com mais funções, acesso à internet cada vez mais veloz facilitando contatos, compras, vendas, negócios, trabalhos, viagens, lazer, etc. Até aí a Globalização parece só ter benefícios, ser uma perfeição, por isso "fábula", pois nos contos de fadas tudo é perfeito e se não é, no final fica.

Em contrapartida temos a Globalização como perversidade, que seria como ela é na verdade. Com o advento do capitalismo se enfatizaram as desigualdades sociais, de classes e, com o mundo globalizado isto só vem piorando. Houve o aumento do desemprego, da pobreza, salários médios tendendo à baixar, fome, crise, falta de moradia para todos. Infelizmente, quem manda é quem tem renda pra isso. Só as classes altas conseguem usufruir da parte boa da Globalização, enquanto as classes baixas têm cada vez menos oportunidades. Manifestações surgem, alguns acordam, outros nem tanto. A população reivindica por seus direitos. Querem viver uma verdadeira democracia.

A terceira face da Globalização seria como ela pode ser; uma outra Globalização. Uma Globalização que dê direito a todos, que todos possam usufruir de seus benefícios, que quem pode ter tudo, acorde e enxergue que tem gente que não pode ter nada. Que a renda seja bem distribuída para que assim problemas como fome e miséria possam ser sanados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com