TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de adm. Governamental

Artigo: Resumo de adm. Governamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Artigo  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  284 Visualizações

Resumo de adm. Governamental

As reservas internacionais brasileiras, a poupança acumulada nos cofres do Banco Central (BC) para proteger o Brasil de solavancos da crise internacional, caíram U$$ 1,1 bilhão entre segunda e terça.

Essa queda do dólar pode ter sida causada por dois fatores. O primeiro foi o aumento de taxas de juros de papéis no mercado secundário nos Estados Unidos. E ainda a desvalorização do dólar frente a outras moedas. Como o grosso das reservas internacionais está em dólar, elas caem quando a moeda americana se desvaloriza.

Quando um governo cria dinheiro, ele tende a desvalorizar sua moeda. É o que está acontecendo em grandes proporções nos EUA.

Assim, quando os EUA desvalorizam sua moeda tornam-se mais competitivos, o que no médio prazo acaba forçando outros países a desvalorizarem sua moeda também (emitir dinheiro e diluir a base monetária - o que para o governo local é bom, mas para os agentes econômicos produtivos é prejudicial); é o que chamamos de "desvalorização competitiva". Por isto, a previsão é de que o mundo inteiro embarque num processo de inflação (os EUA, devido ao seu peso na economia mundial e sendo o dólar a moeda de reserva internacional acaba impondo sobre as demais economias o ônus da subida de preços).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com