TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Documentário Sobre Leonardo da Vinci

Por:   •  31/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

                                                       [pic 1]

                           UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG

Resumo do Documentário sobre Leonardo da Vinci

Aluno: Marcos Antonio M Formiga    

Com base em milhares de páginas dos impressionantes cadernos que Leonardo manteve ao longo de boa parte da vida e nas mais recentes descobertas sobre sua obra e sua trajetória, Walter Isaacson, biógrafo de Einstein e Steve Jobs, tece uma narrativa que conecta arte e ciência, revelando faces inéditas da história de Leonardo. Desfazendo-se da aura de super-humano muitas vezes atribuída ao artista, Isaacson mostra que a genialidade de Leonardo estava fundamentada em características bastante palpáveis, como a curiosidade, uma enorme capacidade de observação e uma imaginação tão fértil que flertava com a fantasia.

Leonardo criou duas das mais famosas obras de arte de todos os tempos, A Última Ceia e Mona Lisa, mas se considerava apenas um homem da ciência e da tecnologia. Curiosamente, uma de suas maiores ambições era ser reconhecido como engenheiro militar. Com uma paixão que às vezes se tornava obsessiva, ele elaborou estudos inovadores de anatomia, fósseis, o voo dos pássaros, o coração, máquinas voadoras, botânica, geologia, hidráulica, armamentos e fortificações. A habilidade para entrelaçar humanidades e ciência, tornada icônica com o desenho do Homem vitruviano, fez dele o gênio mais criativo da história
.

Leonardo da Vinci, maior artista depois de Donatello, ao que parece deixando Florença devido a falta de reconhecimento e mudando para Milão . Talvez o fato de da Vinci não ter nada a ver com o movimento neoplatônico, explique por que Lorenzo não mostrou qualquer interesse por ele.

Por conseguinte as corte italianas da Renascença, diferentes da cortes medie vais em sua própria constituição; aceitam em seus círculos de aventureiros arrivistas  e mercadores que fizeram um bom dinheiro, humanistas plebeus e artistas mal-educados.

O contraste com arte da corte e das repúblicas sitadinhas tinha no trecento um caráter essencialmente eclesiástico, as características palaciano-cavaleiras também se tornaram evidentes na arte da classe média urbana, particularmente na florentina. Desaparece o sentimentalismo complacente, a lúdica exuberância das formas, o caligráfico linear da pintura, tornando-se de novo figuras físicas, maciças, mais serenas; sustentadas por pernas, mo0vimentam-se no espaço de maneira mais livre e natural. Expressam força, energia, são mais compactas que delicadas, mais rudes que elegantes, a impressão é fundamentalmente não- gótica, não-metafísica, não-simbólica, não-romântica e não-protocolar. Numa sociedade economicamente tão diferenciada e culturalmente complexa como a da Renascença, uma tendência estilística não desaparece de um dia para o outro, ficando difícil tendências distintas continuem encontrando expressão absolutamente clara em qualquer grupo cultural serem afetadas por outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com