TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEPARAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Projeto de pesquisa: SEPARAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A questão social, compreendida como conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura em que a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade, tem gerado uma série de problemáticas que afeta toda a sociedade brasileira.

Mesmo com o avanço tecnológico em todos os sentidos, o progresso econômico e os diversos projetos sociais desenvolvidos, pode-se evidenciar que ainda falta muito para que sejam tomadas medidas realmente eficazes no enfrentamento das expressões da questão social como a violência, a miséria, a fome, o desemprego, entre muitas outras que ameaçam uma organização social equilibrada.

Dentre essas problemáticas pode-se destacar a questão das crianças em situação de rua. A gravidade da questão tem gerado diversos debates e estudos nesse sentido de compreender melhor essa realidade em que vivem milhões de jovens brasileiros e levantar subsídios para o enfrentamento dessa problemática.

Entregues a própria sorte, essas crianças procuram na rua um meio de sobrevivência, sendo obrigada a abdicar de todos os seus direitos básicos, como a oportunidade de um desenvolvimento saudável, o contato com a família, a escolaridade, entre muitos outros, e perambular pelas ruas sem quase nenhuma proteção que as livre do cruel estigma da sociedade. As conseqüências dessa realidade são bastante divulgadas pela mídia e vistas no dia a dia , embora, na maioria das situações, não se preste á devida atenção à essa bruta realidade ou a trate de uma maneira normal, como se sempre tivesse existido e não se há nada a fazer.

No Brasil, a questão das crianças em situação de rua também se faz presente, constituindo de uma problemática que merece muita atenção, já que compromete seriamente o futuro de pequenos cidadãos que também são possuidores de direitos.

A realidade das crianças em situação de rua no Brasil, não é muito diferente daquela presenciada nos grandes centros urbanos do pais. A discriminação, o preconceito, a violência, a miséria e o estigma social também comprometem a qualidade de vida dessas crianças que não encontram em seus lares ou no meio social em que vivem as condições necessárias para uma vida plena e equilibrada.

Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo central analisar quais os possíveis fatores que influenciam a ida das crianças para as ruas e com isso levantar subsídios para a atuação do assistente junto a essas crianças.

Para tanto se realizou uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa para uma maior compreensão da realidade e dos motivos que levam as crianças às ruas

A pesquisa possibilita um levantamento das características conhecidas ou componentes dos fatos, fenômenos ou problemas. Já a pesquisa exploratória, tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema para torná-lo explicito ou construir hipótese.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Diagnosticar, crianças em situação de rua e risco social no Brasil.

3 FORULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICOS

Objetivo Geral:

Conhecer a realidade a cerca de problemáticas de crianças e adolescentes em situação de rua:

Objetivos Específicos:

- Conhecer a realidades das crianças em situação de rua e risco social;

- Perceber como o conselho tutelar aborda a questão das crianças e adolescentes em situação de Rua no Brasil;

- Articular gestores locais, conselho distrital dos Direitos da criança e do adolescente, conselhos tutelares, Ministério Público, Vara da Infância e sociedade civil com a finalidade de estimular a parceria e promover a mobilização das forças locais para esse processo. Tendo como referência as regiões administrativas selecionadas.

2 JUSTIFIATIVA

Atualmente uma das expressões da questão social mais alarmante são as crianças em situação de rua. Tanto nos meios de comunicação como no cotidiano pode-se perceber que a dura realidade em que vivem essas crianças tem conseqüências nefastas tanto para suas próprias vidas como para toda a sociedade. No Brasil, mesmo que não seja categorizada como um grande centro urbano, comparada as capitais do país, o desenvolvimento local vem trazendo uma serie de problemas sociais, como a miséria, o desemprego, a fome, e junto com estes os casos de crianças em situação de rua. Entender a problemática torna-se de extrema importância para subsidiar políticas publicas em prol dessas crianças e sua realidade. Nesse sentido, o projeto de pesquisa tem como objetivo analisar quais os possíveis fatores que influenciam a ida das crianças para as ruas e com isso levantar subsídios para a atuação do assistente junto a essas crianças.

Chegou-se a conclusão de que s relacionamentos familiares são fatores preponderantes para a ida das crianças às ruas, embora se deve considerar muitos outros fatores como a própria identificação das crianças com as ruas, o uso de drogas, a influencia dos amigos, entre muitos outros. Percebe-se que a realidade das crianças em situação de rua constitui-se de um emaranhado de acontecimentos e situações que não podem ser interpretadas de maneira isolada.

3 METDOLOGIA

Este estudo constitui de pesquisa bibliográfica, de acordo com Leopardi (2002), possibilita um levantamento das características conhecidas ou componentes dos fatos, fenômenos ou problemas.

Foram utilizados os seguintes livros, Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, Tipificação Nacional de Serviço Socioassistenciais, também pesquisas a Internet e Pendrive.

4 REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Cada vez mais, as políticas de atenção à criança em situação de risco enfrentam o desafio das precárias condições de vida em que estas se encontram, vivendo no cotidiano, muitas vezes, situações extremas de exclusão social, em que os direitos assegurados no Estatuto da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com