TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL

Trabalho Universitário: SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO DE NOVA ANDRADINA/MS

MARIA CRISTINA DRANKA MALINOVSKI RA: 328829

PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

MÃES ADOLESCENTES

TUTORA PRESENCIAL: LETICIA GIOVANNI SILVA

TUTORA A DISTANCIA: Ma. NANCY SILVA

Nova Andradina – MS

2013

PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

TEMA

Mães Adolescentes

INTRODUÇÃO

O presente trabalho individual de projetos de pesquisa em serviço social, sobre mães adolescentes propõe o estudo de construir um projeto de pesquisa para o conhecimento acadêmico. A gravidez na adolescência é motivo de preocupação em função das consequências devastadoras para o desenvolvimento tanto da mãe quanto da criança, visto que expressa um exemplo perfeito da interação de riscos biológicos e ambientais. A gravidez na adolescência pode ser considerada problema de saúde pública em função da alta prevalência e das consequências desastrosas para o desenvolvimento infantil.

A análise da literatura permitiu identificar a necessidade de se desenvolver programas de intervenção para gravidez na adolescência, que devem ter como objetivos prevenir a sua ocorrência, aumentar habilidades parentais, fornecer serviços de pré-natal, diminuir taxa de reincidência de outra gravidez precoce e promover desenvolvimento adequado da criança, fruto de uma gravidez na adolescência. Porém, é necessário maior número de pesquisas que identifiquem aspectos relacionados a resultados de eficiência e eficácia em uma intervenção destinada a essa população, restando claro a certeza que a ocorrência da gravidez na adolescência é relativa à ausência de educação sexual e que o apoio da família é fundamental para que estas adolescentes consigam superar toda a transformação que ocorre em sua vida ao passo que a infância se retira para dar lugar à responsabilidade de ser mãe.

PROBLEMA DA PESQUISA

Identificar em trabalhos originais sobre o tema, e analisar a questão da gravidez na adolescência, por que é um problema de saúde pública, com base na afirmação encontrada no artigo procuramos dar resposta a problemática.

Por que gravidez na adolescência é um problema de saúde pública?

JUSTIFICATIVA

Obter através do levantamento bibliográfico a importância do conhecimento cientifico para atualidade no campo do serviço social. A partir de leituras e análises de diversos materiais, que possibilitou a elaboração de uma síntese de cunho qualitativo cujo objetivo é discutir a problema encontrado no tema pesquisado.

OBJETIVOS

O ministério da saúde tem investido em educação preventiva para diminuir números de mães adolescentes, como, distribuição de preservativos e pílulas anticoncepcionais, diante desta realidade nosso estudo tem como objetivo geral verificar por que ser mãe na adolescência constitui um problema de saúde pública.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Identificar as consequências que uma mãe adolescente pode trazer para a economia do pais.

 Compreender a relação dessa problemática com áreas de vulnerabilidade social.

METODOLOGIA

O presente trabalho é baseado em pesquisas documentais, levantamento bibliográfico da literatura específica relacionado à gravidez na adolescência e sua consequência para a formação da sociedade futura. Através do levantamento bibliográfico foi possível expandir nosso conhecimento a respeito da atuação do assistente social em diversos contextos sociais mais especificamente em relação ao acompanhamento das famílias e adolescentes grávidas e a forma de intervir na situação. Nessa etapa do trabalho será possível ainda conhecer e entender o posicionamento a as questões teórico-conceituais que envolvem a dinâmica dessa temática. É importante esclarecer que o procedimento metodológico utilizado nessa pesquisa é de caráter qualitativo, portanto, se limita a investigar a partir das informações levantadas as particularidades referentes ao seu objeto de análise.

Por meio do levantamento e da análise de dados estatísticos secundários oficiais registrados no Sistema DATASUS, do ministério da Saúde que se chega ao número de mães adolescentes, foram utilizadas informações de domínio público cadastradas no Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (Sis-Pre-Natal), integrante do Sistema DATASUS. Os dados levantados mostra que a adolescência é reconhecida como uma etapa evolutiva da vida, compreendida entre a infância e a idade adulta. As características conflituosas naturais dessa fase envolvem transformações físicas, psicológicas e sociais que podem fragilizar os adolescentes de diferentes maneiras e intensidades, tornando-os vulneráveis a uma série de riscos à saúde. Aliadas à vulnerabilidade originada da impulsividade, pensamento mágico, imaturidade emocional e influência do grupo identificam-se questões sociais e econômicas como pontos fundamentais de desigualdade na questão da gravidez na adolescência, que é um problema nacional.

Segundo a dimensão numérica: o DATASUS disponibiliza a proporção de Nascidos Vivos (%) de mães de 10-19 anos de idade. Nas regiões do brasil nos anos de 1996 a 1998 teve um aumento de 22,1% a 23,6%, a região brasileira que mais teve aumento foi a norte de 30,0% a 31,2%. Segundo esses dados maior são os riscos de gravidez na adolescência nas áreas de risco e vulnerabilidade social. fonte Base de dados do SINASC. (SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE NASCIDOS). As informações derivadas do SINASC permitem uma análise mais completa dos nascimentos sob o aspecto epidemiológico, por fornecerem as características da gestação, do parto, do recém-nascido e da mãe, com recortes por idade, escolaridade, entre outros aspectos. Para o ministério da saúde investir em métodos anticonceptivos como pílulas e preservativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com