TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa dê Sua Opinião - Téc. Secretaria Escolar

Dissertações: Tarefa dê Sua Opinião - Téc. Secretaria Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 3

Dê sua opinião

A crise que gera o regime militar começa com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961. Agrava-se durante a administração João Goulart (1961-1964), com a radicalização populista do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e de várias organizações de esquerda e com a reação da direita conservadora. Goulart tenta mobilizar as massas trabalhadoras em torno das reformas de base, que alterariam as relações econômicas e sociais do país. Isso leva o empresariado, parte da Igreja Católica, a oficialidade militar e os partidos de oposição a denunciar a preparação de um golpe comunista, com a participação do presidente. No dia 1º de abril, o Congresso Nacional declara a Vacância da Presidência. Os comandantes militares assumem o poder.

Assista o filme "Barra 68 - Sem perder a ternura" do diretor Vladimir Carvalho ( Se não conseguir em sua locadora pode ser visualizado pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=lKz8AGSdwpY , a resolução não é 100% , mas dá para assistir). Comente como foi a educação neste período e dê sua opinião.

A educação nessa época era dividida em escola para ricos e para pobres, os alunos eram uniformizados, porém entravam por portões distintos, ou seja, meninos por um e meninas por outro. Antes mesmo do início da aula tinham por hábitos rezar e cantar o hino nacional, os alunos eram organizados em fila por ordem de tamanho. Só após podiam se dirigir para as suas respectivas salas de aulas. Os alunos tinham muito respeito, pois quando a professora entrava, todos os alunos ficavam em pé. Os alunos eram agrupados dois a dois dentro da sala para realizar as atividades propostas, quase não havia questionamento. As meninas tinham atividades diferenciadas, como por exemplo, declamações, aulas de prendas domésticas, entre outras. Os recreios eram extremamente calmos. Nenhum aluno conhecia o rosto das merendeiras, apenas recebiam as refeições através de uma janelinha, no máximo enxergavam seus olhos. Aos poucos as coisas foram mudando, os alunos passaram a conhecer quem preparava a merenda.

No ano de 1960 ocorreu expansão das escolas públicas, assim como a contratação de professores e funcionários, claro que alguns problemas vieram juntos, como o de que as escolas não estavam preparadas para receber meninos e meninas pobres oriundas do meio rural. Muitos foram expulsos das escolas, outros não aprendiam da forma como os professores aprendiam. Havia certa concepção que meninos e meninas pobres não podiam frequentar escolas públicas. Na própria sociedade tinha muito preconceitos passavam fome, frio, eram discriminados por serem da roça, negros, pobres, ou até mesmo portadores de necessidades especiais.

Entre as décadas de 60 e 70 cresceu o numero de escolas municipais e estaduais, assim como a quantidade de matrículas, de turnos e também de salas de aula. Porém o número de professores mantinha-se o mesmo. Muitos alunos não permaneceram na escola, retornavam para o trabalho infantil ou para rua, sem muitas perspectivas de melhorar de vida, de romper a pobreza em que viviam.

Durante a ditatura militar a disciplina de Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política Brasileira e Estudos de Problemas Brasileiros foram inseridos na educação pública, sob pena de punição àqueles que não as ensinassem. O ensino médio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com