TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança aerea

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: Cultura de Segurança Organizacional
OBJETIVO: O objetivo deste apresentação é mostrar a relação entre Cultura de Segurança das Organizações, e o comportamento do profissional da aviação. Como deve ser a relação deve ser estabelecida, para que a Cultura de Segurança possa estar em boas condições administrativas e concretizar sua finalidade na Organização.  

Para falar a respeito desta relação, será necessário explicar alguns conceitos:
Existem várias caminhos que as organizações seguem para estabelecer e manter o funcionamento de sua Cultura de Segurança. Aqui, foi feita uma selecionei de pelo menos três desses caminhos, os  quais são fundamentais para o fortalecimento e a manutenção da Cultura de Segurança Operacional nas organizações. São eles:

1) Equilibrar a relação entre a produção e proteção.
2) Políticas preventivas bem definidas e gerenciadas.
3) Atenção necessária aos Fatores Humanos, pois conforme o CENIPA, 80% dos acidentes aéreos contém a participação da falha humana.  

Não existe uma definição exata para o conceito de Cultura de Segurança. Os autores Glendon e Stanton (2000) e Silva e Lima (2004) consideram a cultura de segurança uma particularidade da cultura organizacional. Para estes pesquisadores, a cultura de segurança existe na organização quando a cultura organizacional prioriza a segurança do trabalho ou possui aspectos que a impactam. Ainda afirmam que a cultura de segurança é um conjunto de crenças, valores e normas partilhados pelos membros de uma organização que constituem os pressupostos básicos para a segurança do trabalho. Guldenmund (2000) define cultura de segurança como os aspectos da cultura organizacional que impactam as atitudes e o comportamento dos membros da organização relativa à segurança do trabalho. Luz (2003) considera que cultura organizacional influencia as atitudes e o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro das organizações, consequentemente, influencia as atitudes e o comportamento destes com relação à segurança do trabalho. Para Hopkins (2006), a cultura organizacional existente na organização impacta a segurança do trabalho, sendo importante entender como esse impacto acontece, com o objetivo de promover intervenções na cultura organizacional, quando necessário, para que segurança do trabalho seja uma prioridade.

O termo cultura de segurança foi conceituado pela primeira vez no relatório técnico de um acidente ocorrido em uma usina nuclear  na Ucrânia, na década de 1980. O autor, (SILVA, 2003, p. 34) diz que Cultura de Segurança é o “conjunto de características e atitudes das organizações e dos indivíduos, que garante que a segurança tenha prioridade”. A partir desta definição, o termo Cultura de Segurança foi sendo cada vez mais usado nas várias organizações de vários seguimentos. Alguns autores dizem que a Cultura de Segurança pode ser considerada como “a construção de um sistema de significados que levam as pessoas ou grupos a compreenderem os riscos” (PIDGEON, 1991).  
O foco desta apresentação é falar a respeito da Cultura de Segurança nas empresas aéreas, para isto, será preciso relembrar as definições de: cultura, sistema e Fator Humano.  
Cultura:
No dicionário, a palavra sistema significa um grupo ou conjunto de itens interligados ou que interagem entre si formando um todo unificado.  
Fator Humano:

O erro humano é sistemático e revela problemas profundos nos sistemas, ou seja, sempre há uma causa pregressa, um conteúdo que antecede e influência o comportamento do homem para que cometa uma falha. Quando há uma falha humana, é preciso apurar e questionar sobre o contexto em que o operador estava no momento do erro. O profissional esta a todo tempo sujeito a comportamentos como: imediatismo, cansaço emocional, desmotivação, e outros.
Segundo AUTOR, o homem  

Uma forte cultura de segurança depende consideravelmente da forma como a alta administração pensa sobre a segurança (Dekker, 2002) (Sidney Dekker. Reconstructing human contributions to accidents: the new view on error and performance. Journal of Safety Research, v.33, 2002, p.371-385).

Então, a relação da Cultura de Segurança com o comportamento do profissional, solicita que seja uma relação de comprometimento, reciprocidade e realização. Pois, não adianta a empresa investir e manter a cultura com propósito de estabelecer a segurança em todas as atividades, uma vez que estas atividades dependam dos operadores para serem executadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com