TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seletividade social

Resenha: Seletividade social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2014  •  Resenha  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

A seletividade social no ensino superior brasileiro não é problema novo: há décadas vem sendo apontada e discutida. Uma das principais expressões de descontentamento com a limitação de vagas se expressou no “problema dos excedentes”, que tirou o sono da ditadura empresarial-militar nos anos de 1960 (GHIRALDELLI JUNIOR, 2006). Devido ao método de seleção para ingresso nas universidades, o vestibular, ter sido até então eliminatório (a partir de determinada nota o candidato era admitido no curso de interesse), o número de candidatos aprovados, mas sem vaga, aumentou anualmente. A solução encontrada pelo governo militar foi o estabelecimento do critério classificatório para a distribuição das vagas no ensino superior.

ou privado. A concentração de vagas no setor privado gerou também uma divisão de tarefas ou diversificação da educação superior brasileira: a quase totalidade das instituições privadas volta-se exclusivamente para o ensino, enquanto que a pesquisa científica é desenvolvida praticamente apenas nas universidades públicas. Uma outra face desta divisão no ensino superior se faz sentir no público-alvo: as instituições públicas são freqüentadas, em sua maioria, por estudantes oriundos da escola básica privada, enquanto que aos estudantes de escola pública restam as instituições particulares de ensino.

O aumento de concluintes do ensino médio ocorrido a partir dos anos de 1990 trouxe consigo uma expansão da demanda por ensino superior, que devido às altas mensalidades praticadas por instituições privadas reservou aos estudantes de classes populares as universidades públicas como única opção possível. A alta concorrência do vestibular, aliada à desvantagem frente aos estudantes de escolas particulares (que orientam o currículo especificamente com a finalidade de aprovação neste exame), são fatores que contribuíram para em que em diversas localidades brasileiras fossem organizados cursinhos a baixo ou nenhum custo, voltado para estudantes de escolas públicas. Assim nascem os cursinhos populares, comunitários ou alternativos.

Dos anos 1990 aos dias de hoje, entretanto

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »