TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Casos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

LORENA HÁVILA ARAUJO OLIVEIRA

IMPACTOS TRAZIDOS PELAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL

Uruaçu

2013

LORENA HÁVILA ARAUJO OLIVEIRA

IMPACTOS TRAZIDOS PELAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL

Trabalho individual apresentada ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, Ciência Política e Filosófica.

Prof. Márcia Bastos

Giane Albiazzetti

Sérgio Goes

Rosane Malvezzi

Uruaçu

2013

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------- 4

2- DESENVOLVIMENTO ------------------------------------------------------------------------ 5

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS ----------------------------------------------------------------10

4-REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------------------------------- 11

1- INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste trabalho é de refletir criticamente sobre as relações da questão social no passado extrapolando no contexto da atualidade. A questão social é história recente. Iniciada na terceira década do século XIX teve seus desdobramentos ao longo dos séculos e inclusive na cena contemporânea, na qual continuam determinadas pelas relações sociais, políticas, econômicas, culturais, e principalmente pela relação capital – trabalho e suas formas de exploração e de expressão.

Dada a necessidade da profissão de serviço social entender a si mesma sem se voltar apenas para a sua história, mas de entender-se enquanto parte do processo histórico mais geral, do qual é parte, faz-se nesse trabalho uma análise de alguns elementos centrais que permeiam tanto esse processo histórico, quanto trazem aspectos característicos da inserção do Serviço social e do objeto central sobre o qual se voltam à ação e a reflexão no campo dessa profissão – a questão social. . Para entender-se, a profissão de serviço social não pode deixar de considerar e de apreender todas essas questões, de maneira mais ampla.

Com base em tais transformações, busca-se elucidar os impactos trazidos pelas expressões da questão social perante as transformações societárias, em especial no mundo do trabalho, com subsídio de um veículo de informações voltado para o público juvenil, e assim, promover uma breve reflexão sobre a questão social e os desafios cabíveis a categoria profissional do serviço social na cena contemporânea.

2- DESENVOLVIMENTO

O assistente social tem na “questão social” a base de sua fundação enquanto especialização do trabalho; ou seja, tem nela o elemento central da relação profissional e realidade. Nesta interface, os assistentes sociais são chamados a intervir nas relações sociais cotidianas, visando à ampliação e consolidação da cidadania na garantia dos direitos civis, políticos e sociais aos segmentos menos favorecidos e mais vulnerabilizados socialmente (trabalhadores, crianças, adolescentes, idosos, portadores de necessidades especiais, mulheres, negros, homossexuais e suas respectivas famílias).

Pensar o Serviço Social na contemporaneidade exige refletir sobre como esta profissão adquiriu as características atuais ou, mais precisamente, que fatores históricos contribuíram para que ela se apresente como é hoje. Implica ainda admitir que a mesma, no decorrer do tempo, permite construir, reconstruir e desconstruir valores, aproximar-se e afastar-se de determinadas teorias ou correntes, transformar e transformar-se, simultaneamente, enfim, é imprescindível para o momento contemporâneo pensar a profissão como parte de um conjunto de relações sociais, de maneira mais geral, nos quais ela está inserida.

Segundo Iamamoto a expressão “questão social”

Para uma análise da Questão Social como objeto de intervenção do Serviço Social, a mesma é entendida aqui como: O conjunto de expressões da desigualdade da sociedade capitalista madura, que tem como raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade (IAMAMOTO, 1998, p.27).

A proposta inicial das Políticas Sociais no país era uma tentativa de suprir as necessidades e as reivindicações da classe trabalhadora e de diminuir as expressões da Questão Social. O Serviço Social no Brasil teve sua origem a partir do amplo movimento social, desenvolvido pela Igreja Católica objetivando recristianizar a sociedade pelo catolicismo. Coincidem também com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações nas cidades.

Posteriormente e ainda hoje, novas ideias foram se somando aos princípios bases do Serviço Social, auxiliando, desta forma, a profissionalização desse ramo profissional tal como vemos hoje.

Tratando-se dos aspectos de transformação da sociedade, da profissão e da sua matéria de intervenção – a questão social -, é pertinente afirmar que, se hoje o Serviço Social se apresenta, diferentemente de quando surgiu, pois hoje o Serviço Social é uma profissão comprometida com a defesa dos direitos da classe trabalhadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com