TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Governo, Conforme Montesquieu

Artigo: Sistemas De Governo, Conforme Montesquieu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  741 Visualizações

Classificação Moderna, segundo Montesquieu:

Montesquieu defendia que “existem três espécies de governo: o republicano, o monárquico e o despótico”. Mesmo que as leis e os sistemas políticos sejam diversos de povo para povo é possível individualizá-lo. Em seguida procura mostrar a natureza de cada um dos governos. A natureza de cada governo para Montesquieu é aquilo que faz ser como é.

 A Monarquia, quando um homem governa segundo suas leis fixas e estabelecidas, sendo assim, “o príncipe é a fonte de todo poder político civil”. Essa forma de governo tem como características a vitaliciedade, hereditariedade e irresponsabilidade política. Divide-se em três fases:

• Monarquias Absolutas: onde o governo do Rei não se sujeita a limitações jurídicas.

• Monarquias Constitucionais: o Rei governa, mas está sujeito a limitações jurídicas, estabelecidas na Constituição.

• Monarquias Parlamentaristas: o monarca não mais governa, mantendo-se apenas como Chefe de Estado.

 A República, é a forma de governo oposta a monarquia, tem um sentido muito próximo à democracia, uma vez que a soberania está nas mãos de muitos, o seu princípio é a virtude. As características básicas da República são: temporariedade do governo, eletividade feita pelo povo e responsabilidade política do Chefe do Governo.

 O Despotismo, quando há um governo sem leis e sem regras, decidindo tudo com base em seu desejo. “Um homem cujos cinco sentidos dizem incessantemente que ele é tudo e os outros nada são, é naturalmente preguiçoso, ignorante e voluptuoso”. O princípio é o temor (medo).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com