TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Políticos Contemporâneos

Artigo: Sistemas Políticos Contemporâneos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho Sistema Políticos Contemporâneos – Liberais e Liberais

Nomes: Bárbara Rosa

Cauê Caravaggio

Diego Martins

Igor Rocha

Paulo Marcellos

Lucas Schulz

Nataly Scheer

1) O autor faz uma contraposição entre um liberal clássico e um absolutista, no terceiro parágrafo. Explica o nascimento do liberalismo e suas ideologias, como o combate á escravidão, o intervencionismo do Estado, e defende a democracia e o livre comércio, sendo essas ideias contrárias ao absolutismo.

2) Um liberal do século XIX é acima de tudo um livre pensador; ele defende o Estado laico, a separação da igreja do Estado, a emancipação da sociedade do obscurantismo religioso. O liberal atual é chamado de progressista, defensor dos direitos humanos e da democracia.

3) Segundo o autor, o socialista do século XX é identificado pelos ideais de coletivismo e estatismo, indo no sentindo contrário do liberal que prega as premissas do capitalismo. Assim, a conversão da vertente do socialismo e comunismo para autoritarismo automaticamente impele o socialista democrático para o centro político o aproximando, mas não juntando-se com os liberais.

4) O Liberalismo, na ideia de Schumpter, se tornou a filosofia da burguesia, criando assim uma ideia utilitarista daquela sociedade. Formou-se então a ideia do bem comum a partir dos interesses individuais da sociedade burguesa. A contraposição surge no debate que é feito no texto entre liberal e liberalismo, estando o primeiro ligado ao fator de democracia, já o segundo ligado a intervenção privada no Estado.

5) A nova ideologia criada por Schumpter chama-se democracia representativa.

6) Os liberais defendem um Estado laico, a economia sem intervenção do Estado e as relações dos indivíduos asseguradas pelo Estado, mantenedor da lei natural e que é obrigado a respeitá-la. O princípio liberal do século XVIII é o qual o Estado se impõe aos dogmas do absolutismo e, é formado por um governo civil, que não intervém na relação do indivíduo, ou seja, protege a propriedade privada. Já as características do liberalismo do século XIX são, Estado laico, defensor dos direitos naturais e estabelecedor de leis que assegurem tal direito, além da não intervenção na Economia, regulada pelo mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com