TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DO ESTADO

Tese: TEORIA GERAL DO ESTADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Tese  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

AULA TEMA 02 – TEORIA GERAL DO ESTADO

Passo 01: Ler o texto disponível em www.citadini.com.br

Passo 02: Ao entender as reais diferenças entre os regimes, responda à seguinte pergunta: Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Entendo como regime presidencialista, um regime democrático onde o representante é escolhido pelo povo através de votação para que assegure primordialmente a vontade popular. Atualmente a democracia é dividida em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, que devem ser autônomos e harmônicos. No presidencialismo o Presidente e seus ministros compõem o Poder Executivo, já os deputados federais e os senadores compõem o Poder Legislativo e por fim todo juiz e magistrado compõem o Poder Judiciário. O chefe do governo nesse caso é o presidente.

Já o regime parlamentarista divide o poder em dois setores: o parlamento e o chefe do Estado. No sistema parlamentarista o poder Executivo e o Legislativo são muito dependentes um do outro, o que faz com que os dois precisem sempre andar juntos para que o governo seja governável, pois existe sempre uma dependência grande do primeiro ministro com a maioria do congresso. Sendo que o congresso depende da opinião popular para permanecer, tornando tudo mais flexível e fazendo com que os políticos andem na linha.

Dentro do artigo citado é perceptível que o regime parlamentarista seria uma solução para o nosso país, pois as ações de políticas públicas ficariam mais esclarecidas e o regime é mais sociável.

Mas sinceramente acredito que não é a estrutura de regime governamental que trás sucesso ou fracasso à administração pública de um país. Acredito que são as pessoas e a cultura é que faz um sistema/regime funcionar sem tanta diferença e preconceito. A corrupção é uma consequência histórica que nosso país, que foi colonizado e explorado por tantos outros países Europeus, tem como raiz.

Penso que o regime parlamentarista funcione nos países onde a monarquia foi respeitada, a educação é exigida e corrupção tem consequências. Já no território brasileiro, se o regime presidencialista e “democrático” já funcionasse dentro dos seus princípios de igualdade, liberdade e respeito a todos, teríamos um bom regime de governo.

Então, se o parlamentarismo pode ser a salvação da política do nosso país para que populares possam ter voz, e a corrupção possa diminuir: SOU REGIME PARLAMENTARISTA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com