TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral De Administração

Seminário: Teoria Geral De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Os autores neoclássicos são ecléticos, absorvendo o conteúdo de outras teorias administrativas mais recentes

Linear: o subordinado só se relaciona formalmente com seu supervisor. A organização linear exagera a função de chefia e de comando: pois pressupõe a existência de chefes capazes de faze tudo e saber tudo (monopólio das comunicações).Funcional Nesse estágio as funções são todas divididas por etapas, onde são fragmentados processos de trabalho. Trata-se de um trabalho individual e voltado a tarefas linha-staff O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens

Vantagens: As vantagens principais da abordagem funcional são:

• Mantém o poder e o prestígio das funções principais Desvantagens: Existem também muitas desvantagens na abordagem funcional.

Entre elas podemos dizer:

9 A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula.

9 Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita

9 O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado. • Cria eficiência através dos princípios da especialização.

• Centraliza a perícia da organização .

1• Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração.

• Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas.

• Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos.

9 A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à

organização em tamanho e amplitude.

9 Muita especialização do trabalho.

O ambiente geral é o nível de um ambiente externo à organização composto de componentes que normalmente têm amplo escopo e pouca aplicação imediata para administrar uma organização. O ambiente geral se divide em: O componente econômico do ambiente geral indica como os recursos são distribuidos e usados dentro do ambiente. O componente social do ambiente geral descreve as características da sociedade na qual a organização existe. É importante que os administradores lembrem-se de que, embora as mudanças nos atributos de uma sociedade possam ocorrer lenta ou rapidamente, inevitavelmente elas ocorrerãoO componente político do ambiente geral compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamentaO componente legal do ambiente geral consiste da legislação aprovada. Este componente descreve regras ou leis que todos os membros da sociedade devem seguir. O componente tecnológico do ambiente geral inclui novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços: novos procedimentos e equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com