TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Do Estado (ciência Política)

Ensaios: Teoria Geral Do Estado (ciência Política). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 2

Ciência politica

Caso concreto 1:

a) Se refere à inserção da palavra política na discussão de um modelo de escola e educação para um país .abre discussão de qual seria o papel da escola para a sociedade contemporânea um modelo que não abre preenche todas as lacunas no tocante a educação.

b) Discurso de esquerda. Identifica-se um tipo de discurso político de esquerda trabalhista. Quando o autor defende a redistribuição dos bens econômicos, culturais etc. ficam evidentes uma corrente de extrema esquerda.

Caso concreto 2

1- Retorica é método de convencimento de ideologia praticada pelos atores políticos arte de oratória de convencimento, uma ideia pela palavra escrita ou oral, arte de discurso.

2- A retorica na politica exerce um papel fundamental ao expressar ideias argumentando os pros e contras de qualquer tipo de ação.

3- Caso concreto 3

Rousseau, Hobbes, Locke.

Jean-jakes Rosseau

A definição da natureza humana é um equilíbrio perfeito entre o que se quer e o que se tem. O homem natural é um ser de sensações, somente. O homem no estado de natureza deseja somente aquilo que o rodeia, porque ele não pensa e, portanto, é desprovido da imaginação necessária para desenvolver um desejo que ele não percebe. Estas são as únicas coisas que ele poderia "representar". Então, os desejos do homem no estado de natureza são os desejos de seu corpo. "Seus desejos não passam de suas necessidades físicas, os únicos bens que ele conhece no universo são a alimentação, uma fêmea e o repouso".

Thomas Hobbes: Thomas Hobbes defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. Para ele, a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um mesmo corpo, encabeçado pelo monarca, que teria o direito de interpretar as Escrituras, decidir questões religiosas e presidir o culto. Neste sentido, critica a livre-interpretação da Bíblia

John Locke: Locke considera que todos os homens nascem livres e iguais e vivem em sociedade para atingir o bem comum dessa forma confiam que o estado é um direito como a vida a liberdade e os demais direitos naturais.

Rousseau parte da ideia que um homem somente se realiza por meio da comunidade a qual cedem a sua individualidade prevalecendo os interesses da comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com