TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Politica

Trabalho acadêmico: Teoria Politica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.480 Palavras (14 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 14

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

ATPS – TEORIA POLÍTICA

DANIEL SOARES LIMA – RA: 7903.6801-46

EDVALDO DA SILVA NUNES – RA: 7581.6102-60

JÉSSICA APARECIDA DA SILVA – RA: 8111.7194-36

VITOR TIZZIANI – RA: 7566.5953-84

Indaiatuba/SP

2014

DANIEL SOARES LIMA – RA 7903.6801-46

EDVALDO DA SILVA NUNES – RA 7581.6102-60

JÉSSICA APARECIDA DA SILVA – RA 8111.7194-36

VITOR TIZZIANI – RA 7566.5953-84

Professora: Ma. Mariciane Moraes Nunes

Tutor Presencial e à Distância: Fábio Ferraz

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina de Teoria Política para a obtenção de nota sob orientação do Tutor Fábio Ferraz.

Indaiatuba/SP

2014

SUMÁRIO

Introdução 03

Formas de Governos 04

Apresentação do G8 06

Temas que envolveram a participação dos Países do G8 07

Formas de Governo dos Países do G8 08

G8 e a forma de Poder entre Eles 09

Conclusão 12

Bibliografia 13

Introdução

Conceito de Estado

Estado, segundo o dicionário Aurélio, designa “conjunto das instituições (Governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação”, “país soberano com estrutura própria e politicamente organizado”. Segundo Nicolau Maquiavel.

O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém, o reconhecimento da independência de um estado em relação aos outros, permitindo ao primeiro firmar acordos internacionais, é uma condição fundamental para o estabelecimento da soberania. O estado pode também ser definido em termos de condições internas, especialmente (conforme descreveu Max weber, entre outros) no que diz respeito à instituição do monopólio do uso da violência.

O conceito parece ter origem nas antigas cidades – estados que se desenvolveram na antiguidade, em várias regiões do mundo, como a Suméria, a América Central e no Extremo Oriente.

Os agrupamentos sucessivos e cada vez maiores de seres humanos procedem de tal forma a chegarem à ideia de Estado, cujas bases foram determinadas na historia mundial com a Ordem de Wetsfalia (Paz de Westfália) em 1648. A instituição estatal, que possui uma base de prescrições jurídicas e sociais a serem seguidas, evidencia-se como “casa forte” das leis que devem regimentar e regulamentar a vida em sociedade.

Formas de governo:

Monarquia é um regime de governo em que o chefe de Estado é o monarca. O poder é transmitido ao longo da linha sucessória. Há os princípios básicos de hereditariedade e vitaliciedade.

O regime monárquico desenvolveu-se como uma extensão lógica da liderança absoluta de chefes tribais primitivos. Muitos dos primeiros monarcas, tais como os do Egito antigo, reivindicavam que governaram por direito divino. Entretanto, na propagação da monarquia europeia durante a Idade Média, a liderança geralmente recaía sobre o nobre que poderia mais eficazmente reunir e comandar um exército.

A maior parte das monarquias é dinástica e hereditária, com o trono do país passando do pai para o filho mais velho quando o rei morre ou abdica.

De acordo com os defensores da monarquia, o monarca é quem melhor desempenha o cargo de chefe de Estado, por ter sido preparado para ele, por não pertencer a nenhum partido político e por não depender de campanhas eleitorais e nem de financiamento eleitoral.

República é uma forma de governo onde um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de estado, podendo ou não acumular com o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país.

No Brasil as eleições são realizadas de quatro em quatro anos.

Existem hoje duas formas principais de república:

1) República presidencialista ou presidencialismo - Nesta forma de governo o presidente, escolhido pelo voto para um mandato regular, acumula as funções de Chefe de Estado e chefe de governo. Nesse sistema, para levar a cabo seu plano de governo, o presidente deve barganhar com o Legislativo caso não possua maioria;

2) República parlamentarista ou parlamentarismo - Neste caso o presidente apenas responde à chefia de Estado, estando a chefia de governo atribuída a um representante escolhido de forma indireta pelo Legislativo, normalmente chamado "premier", "primeiro-ministro" ou ainda "chanceler" (na Alemanha).

Sistemas de governo:

Parlamentarista, Em um regime parlamentarista, distingue-se o chefe de Estado do chefe do governo.

No parlamentarismo, todo o poder concentra-se no Parlamento, que é, de fato, o único poder. Se o governo executivo discordar do Parlamento, a maioria dos deputados dissolve esse governo. A Justiça não se opõe ao Parlamento, até porque, em um sistema parlamentarista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com