TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria marxista

Resenha: Teoria marxista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo identifica a teoria marxista do Estado capitalista moderno, expondo a trajetória do Estado Gendarme ao intervencionismo econômico. O texto relata a conquista do Estado pela burguesia que era sempre acompanhada de progresso politico. Esta evolução é contada por Marx e Engels eles afirmam que a burguesia consegue seu poder graças ao desenvolvimento das forças produtivas e a reinvenção constante. Temos uma conhecida tirada de que “tudo que é sólido desmancha no ar”, na brilhante passagem em que o Manifesto analisa o caráter revolucionário da burguesia - foram estas forças poderosas, mas econômicas, que se impuseram e impuseram a burguesia no poder político. (Gurgel, Justen, 2012).

Eles destacam dois fenômenos integrantes do modo de produção capitalista: a luta de classes, no âmbito das relações sociais de produção, no plano das idéias, da economia e da política; e a contradição fundamental da produção social ser apropriada individualmente ou por pequeno grupo da classe dominante. Dessa maneira o Estado teria que atuar de forma veemente na ordem econômica, na ordem política e na ordem social não cabendo mais a força e repressão.

O texto apresenta as politicas publicas por Gramsci onde temos as politicas publicas repressivas, as politicas que buscam o consenso e as politicas publicas econômicas. Posteriormente aparecerão as forças revolucionárias, dispondo de uma teoria revolucionária construindo elementos políticos para a disputa do poder.

O artigo faz uma leitura sucinta das faces do Estado mostrando que elas foram cumulativas durante os séculos, afirmando que o papel atual do Estado denuncia a enorme distância em que se encontra a burguesia hegemônica do primórdio daquela que hoje depende da expropriação dos fundos públicos para sobreviver. Apresenta que Marx, Engels, Gramsci, Althusser e Poulantzas oferecem uma teoria marxista do Estado evidenciando as contradições do capitalismo e a luta de classes. Contradições entre a produção social e a apropriação individual, e a contradição com a classe dominada, a luta de classes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com