TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA OBJETIVA DE VALOR; TEORIA SUBJETIVA DE VALOR; E TEORIA MARXISTA DE VALOR-TRABALHO

Pesquisas Acadêmicas: TEORIA OBJETIVA DE VALOR; TEORIA SUBJETIVA DE VALOR; E TEORIA MARXISTA DE VALOR-TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

TERORIA DA ALIENAÇÃO DE KARL MARX ........................................................................ 4

DOCUMENTÁRIO “TEMPOS MODERNOS” ...................................................................... 5

COMO O DIRETOR TRABALHOU A ALIENAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO ........................... 6

CONCLUSÃO .................................................................................................................... 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TEORIA DA ALIENAÇÃO DE KARL MARX

Segundo a teoria do pensador Karl Marx, o operário recebia um salário que era insignificante se comparado ao valor da riqueza produzida por ele ao longo de um único mês de trabalho. Dessa forma, estava necessariamente submetido a uma lógica de exploração sistemática.

Para que tal desconhecimento fosse viável, segundo Marx, a especialização do trabalho era um pressuposto indispensável. Sob tal vigência, o operário desconhecia o valor do seu trabalho no momento em que desempenhava uma função isolada do processo global de fabricação de um determinado bem material. Com isso, ele não sabia quantificar em dinheiro o valor que sua contribuição influía na concepção de uma mercadoria industrializada.

4

DOCUMENTÁRIO “TEMPOS MODERNOS”

Tempos Modernos é um filme ou documentário do cineasta Charles Chaplin produzido em 1936 em que seu famoso personagem, “O Vagabundo” tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado.

O documentário pode ser entendido como uma forte crítica ao capitalismo, bem como uma crítica ao aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.

A tentativa de Charles Chaplin é de passar uma mensagem social a todos os que assistirem ao documentário. O enfoque está nas máquinas funcionando a todo vapor e tomando o lugar dos homens, o que facilmente os levam a criminalidade e a escravidão. Na inadaptabilidade de Chaplin ao ritmo da esteira está simbolizada a submissão do homem ao ritmo imposto pela máquina. Ao mesmo tempo, no momento em que ele sai do ambiente de trabalho reproduzindo o mesmo movimento realizado na esteira fabril, mostra como a especialização do trabalho impõe uma repetição que anula completamente o significado do trabalho em sua vida. Em outros termos, o homem se transforma em uma mera extensão da máquina.

5

COMO O DIREITOR TRABALHOU A ALIENAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO

No filme tempos modernos o personagem de Chaplin realiza apenas uma parte do processo produtivo, fica em frente à esteira fazendo um trabalho extremamente repetitivo, toda a produção é automatizada e o trabalhador não compreende todo o processo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com