TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tpspericia Contabil

Artigos Científicos: Tpspericia Contabil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

etapa 2

Elaboração de um laudo pericial

o laudo pericial tem como finalidade demonstrar o trabalho e as conclusões do expert, e consequentemente, auxiliar a decisão do magistrado; também, é um papel de trabalho do perito visando municiar o magistrado de informações sobre a lide, constituindo subsídios de prova que serão empregados pelo magistrado ao pronunciar sua sentença com a adequada fundamentação necessária para tal.’

A estruturar o conteúdo do laudo pericial contábil de forma coerente e tecnicamente exata, força o perito a refletir criativamente como apresentar urna peça técnica inteligível para seus leitores, com qualidade técnica perfeita, que permita, por meio de sua leitura, entender os detalhes do processo, os fatos controvertidos que demandaram o próprio pedido ou deliberação da prova técnica, bem assim a certificação positiva ou negativa desses mesmos episódios. O perito deve apresentar o laudo agrupando-o em tópicos e subtópicos, de acordo com a seguinte estrutura:

 Considerações Preliminares;

 Aspectos gerais do laudo

 Pedido da inicial

 Contestação

 Diligências Realizadas

 Trabalho de campo

 Termo de início da perícia

 Ocorrências

 Principais procedimentos técnicos

 Exames efetuados

 Responsabilidade técnica do perito

 Quesitos

 Respostas aos quesitos do juízo (se houver)

 Respostas aos quesitos das partes (se houver)

 Abordagem da questão técnica

 Considerações finais

 Fatos observados

 Conclusão

 Encerramento

 Número de folhas 13

 Anexos

 Documentos juntados

 Data

 Assinatura

Considerações Preliminares É introdução da peça técnica pericial, ou seja, a parte destinada ao relatório pericial.

Aspectos gerais do laudo

Pedido da inicial – É descrito, resumidamente, o pedido formulado pelo autor da ação constante da peça Inicial.

Contestação: O perito informa, de forma sucinta, os fatos narrados e sua contestação, aspectos essenciais para a identificação da controvérsia levada a Juízo ou Tribunal Arbitral e, por conseguinte, traz à luz os contornos e limites do trabalho pericial. Neste momento tem-se a necessidade da leitura atenta dos autos do processo.

Diligências Realizadas: Devem ser relatadas neste tópico as diligências realizadas pelo perito.

Trabalho de campo: É a ocasião de se dar conhecimento dos principais eventos, e fatos de como foi desenvolvido o trabalho de campo.

Termo de início da perícia::Quando do início dos trabalhos periciais é necessário ao perito lavrar o termo de ciência às partes da data e local de início da prova que passa a ser a comprovação do início da perícia e o conhecimento das partes.

Ocorrências: As ocorrências verificadas quando da realização da diligência devem ser registradas no termo de diligência, que é prova essencial de que o perito efetivou a diligência e que solicitou a exibição de determinados livros e documentos. É também pertinente relatar aqui eventuais ocorrências que, por acaso, tenham acontecido.

Principais procedimentos técnicos:

Exames efetuados: Abordar neste tópico de forma breve, os principais procedimentos técnicos empreendidos pelo perito, como também os exames 14efetuados, na direção de solucionar, de modo adequado, as questões técnicas.submetidas a sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com