TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Informal D Epolitica

Artigos Científicos: Trabalho Informal D Epolitica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

pecialmente, a sem qualificação profissional, como se caracteriza o grupo de interesse desse estudo. As experiências partilhadas pelos entrevistados em suas buscas cotidianas de incorporação no mercado de

trabalho revelam uma problemática de exclusão cujas dimensões não se pode desprezar.

Nesse cenário, o medo do desemprego submete esses trabalhadores a múltiplas condições de exploração e adversidade do trabalho na medida em que aceitam todo e qualquer tipo de ocupação motivados não somente pela necessidade de sobrevivência, mas sobretudo, pelo significado social que se atribui ao trabalho. No discurso que formulam, sua situação de vida nunca é considerada definitiva, sendo as versões apresentadas sobre suas trajetórias ocupacionais sempre explicadas a partir de uma condição provisória.

Os resultados das pesquisas confirmam a existência de um cenário de trabalho precarizado, atingindo a totalidade dos entrevistados. A principal constatação desse estudo diz respeito ao desafio em que se encontram os programas de geração de trabalho e renda formulados num paradigma comunitarista cujo apelo à informalização do trabalho confirma o deslocamento da responsabilidade social do Estado para o âmbito individual.

Um fato que chama a atenção, quando se observa a intervenção dos agentes institucionais, estatais ou não, no universo de informalização do trabalho, diz respeito à descontinuidade de suas ações. Essa descontinuidade na atuação desses mediadores tem efeito imediato sobre os trabalhadores envolvidos, potencializando as incertezas e inseguranças decorrentes da destituição de direitos que envolve o trabalho informal. Desta forma, a inclusão social no seu sentido ético e de justiça social acaba sendo negada, transformando-se as iniciativas de geração de trabalho e renda num conjunto de experiências difusas baseadas em organizações de trabalho incipientes e instáveis.

Para finalizar, pode-se concluir que o trabalho informal que se configura no universo pesquisado se reproduz como uma via precarizada de inserção no mercado de trabalho marcada pela instabilidade decorrente da ausência de vínculo e da destituição de direitos, colocando a política de inserção em foco, numa perspectiva distinta de uma proposta de inclusão social construída na perspectiva de direitos de cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com