TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Informal

Exames: Trabalho Informal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO INFORMAL

A expressão trabalho informal surgiu pela primeira vez em alguns estudos realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante o Programa Mundial de Emprego no ano de 1972.

Surgiu para descrever as condições de trabalho recorrentes em Gana e no Quênia. Indo direto ao assunto, um trabalho informal é o trabalho que não tem vínculos ou benefícios fornecidos por parte do empregador.

O trabalhador não tem carteira assinada, não possui renda fixa e não tem férias remuneradas. Atualmente no Brasil, esse tipo de trabalho vem ganhando força e mais adeptos, pois evita o excesso de impostos e tributos que os empregadores precisam pagar ao governo.

Esse tipo de trabalho não é um bom negócio nem para o Estado nem para o trabalhador. Quanto mais trabalhadores informais existirem, menos o nosso governo vai conseguir arrecadar dinheiro com impostos e menos vai poder investir para desenvolver mais empregos formais.

Segundo dados da OIT, existem mais de 300 milhões de trabalhadores informais em todo o planeta, sendo que mais de 30 milhões deles são brasileiros. Geralmente, esses empregos informais são percebidos em grandes cidades devido as grandes migrações rurais e pelas mudanças de mercado que acontecem diariamente.

Como o mercado de trabalho não abrange pessoas que não possuem conhecimentos específicos, muitos trabalhadores buscam trabalhos informais como única maneira de manter o sustento de sua família.

Quando falamos em trabalho informal podemos citar sempre: camelôs, vendedores de porta em porta e qualquer outro tipo de trabalho que não tenha nenhum tipo de registro. Por outro lado, é errado falar que esses trabalhadores estão agindo de maneira ilegal ou criminosa.

Da mesma forma que não contribuem com a arrecadação de impostos e de benefícios, também não possuem nenhum tipo de ajuda do governo como FGTS, INSS, Seguro Desemprego e outros.

Um exemplo deste tipo de trabalho podem ser os camelôs. Embora sua atividade de vender produtos de maneira autônoma não seja ilegal, vender produtos ilegais é crime. Se ele aliar produtos legais a venda autônoma, teremos um trabalhador informal.

O maior problema desse tipo de trabalho é que o trabalhador fica totalmente desprotegido das leis trabalhistas e o governo perde dinheiro, já que a arrecadação da Previdência Social é afetada.

A solução para tudo isso, seria diminuir os tributos sobre os trabalhadores formais, para que vire negócio e vantagem registrar mais pessoas. Assim não só o governo ganharia como também toda a sua população.

Autor: Daniel Silva de Albuquerque - http://brasil.thebeehive.org/content/7/4956

Idosos e jovens predominam no mercado de trabalho informal, aponta IBGE

Agência Brasil - Publicação: 28/11/2012 10:39Atualização:

Rio de Janeiro – (...) O estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e está na pesquisa Síntese de Indicadores Sociais: uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira 2012 indica que 71,7% da população idosa ocupada com mais de 60 anos encontra-se na informalidade e que 46,5% da população jovem de 16 a 24 anos estão na mesma situação. Na avaliação do IBGE, o fenômeno ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com