TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Relações Interpessoais no Trabalho Ética Cidadania

Por:   •  9/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo

Shirlene Álvares da Silva

RA: 25366

Técnico em Guia de Turismo Nacional-Brasil/América do Sul T.G.T. - 051

Trabalho de Relações Interpessoais no Trabalho - Ética - Cidadania

Goiânia/GO

2021

Dê 3 (três) exemplos distintos de como praticar a ética e a cidadania, durante uma excursão de ônibus, diante do cumprimento da sua profissão como Guia de Turismo.

Obs. 3 exemplos de Ética e 3 de Cidadania.

Ética e Cidadania são normas de conduta da sociedade que se caracterizam como comportamento do bem, ser ético é antes de tudo ser verdadeiro e honesto. Na profissão do Guia de Turismo foi criado o código de ética especifico do setor, que regula normas de conduta da categoria, formalizando as relações entre guia turístico e colegas de trabalho, entre o guia turístico e clientes, com o trade turístico, com o setor público (governo) e a sociedade em geral.

Como toda normatização profissional há os direitos e deveres a serem cumpridos.

Para salientar e dar exemplos de ética e cidadania, destacamos 3 exemplos de cada numa viagem de excursão de ônibus.

- Ética

1) Como primeiro exemplo de ética temos a questão do sigilo em relação aos clientes, como guardar informações sobre por exemplo saúde e dificuldade de cada cliente, quando a informação lhe foi confiada em sigilo, por exemplo um cliente que tenha incontinência e pede que a cada espaço de tempo lhe seja dado o direito de parar o ônibus para fazer uso do banheiro, por mais que os demais clientes observem que o mesmo turista vai ao banheiro, ele não deve revelar algo que lhe foi confidenciado.

2) O respeito a cultura do outro é um outro exemplo ético, como no caso ter no grupo alguém de comunidade quilombola, ou indígena, ou um estrangeiro, por exemplo. O guia de turismo não deve tratar com diferença, deve estender sua atenção de igual maneira a todos, jamais deixar evidente uma preferência ou mesmo indiferença. É ético tratar as pessoas com igual respeito. Ser, inclusive, imparcial em relação aos conflitos que surgirem entre pessoas do grupo por conta de desentendimentos.

3) Num grupo de viajantes respeitar as diferenças de gênero e de idade, tratar todos com igualdade. Assim deve ser com qualquer grupo de turistas em que as idades sejam discrepantes: ou seguir o ritmo e conhecimento da criança, ou idoso, ou seja, falar uma linguagem que todos possam compreender, tanto para repassar regras, como nas brincadeiras durante a excursão. Preparar algo que ê para todos e respeite a diferença de compreensão das diferentes idades num mesmo grupo.

- Cidadania

1) O turismo como fator de aproveitamento e enriquecimento do patrimônio cultural da humanidade fortalece a cidadania de um povo quando respeita sua tradição e seu folclore. É muito comum vermos as religiões descaracterizarem as festas religiosas umas das outras, porque não se olha aquela tradição como cultura de um povo, mas de uma religião, isso descaracteriza a cultura local. A cidadania fortalece esse respeito mútuo e o pertencimento e identidade de uma festa local como por exemplo em Goiás, temos a Folia de Reis, as Cavalhadas, que são tradição de muitos séculos e que identifica um lugar, um povo, faz parte do lugar. Trabalhar a cidadania durante a viagem, não permitir desgastes por conta de assuntos que geram divergências de credo, principalmente se a excursão for em lugares que tem no roteiro lugares tocantes à fé, como Aparecida do Norte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com